Buscar

Dentre os deveres do sindicato é correto afirmar: O sindicato não é obrigado por lei a prestar assistência judiciária junto aos seus associados. ca...

Dentre os deveres do sindicato é correto afirmar:
O sindicato não é obrigado por lei a prestar assistência judiciária junto aos seus associados.
caso um ou mais membros de determinado órgão de representatividade de classe necessite da prestação jurisdicional para reclamar seus direitos trabalhistas, o sindicato jamais assegurará a assistência judiciária na solução dos conflitos.
Nas prerrogativas conferidas aos sindicatos por lei não há nenhuma obrigação imposta a eles na proteção dos trabalhadores.
o sindicato tem o dever de promover a solidariedade social, a compreensão entre as classes e, consequentemente, está negociando e impedido de fomentar lutas entre os diversos grupos que o compõem.
De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 5º, Inciso XIX, as associações poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial ou através de acordo extrajudicial e individual e nunca é exigido, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
a) I e II estão corretas.
b) II, III, e IV estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) Todas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

EXERCICIO 04 REL TRABALHISTAS E SINDICAIS
2 pág.

Relações Trabalhistas e Sindicais Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações, a alternativa correta é a letra "c) III e IV estão corretas". Isso porque a afirmação III fala sobre a ausência de obrigações impostas aos sindicatos na proteção dos trabalhadores, o que está incorreto. Já a afirmação IV menciona o dever do sindicato de promover a solidariedade social e a compreensão entre as classes, o que está correto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais