Buscar

Em seu livro dialógico “Medo e ousadia, o cotidiano do professor”, Paulo Freire (2003, p.25) afirma que “além de um ato de conhecimento, a educação...

Em seu livro dialógico “Medo e ousadia, o cotidiano do professor”, Paulo Freire (2003, p.25) afirma que “além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra.” Partindo dessa reflexão, é correto afirmar que, para Paulo Freire, a educação:
a) não escapa das estratégias governamentais, constituindo-se em um dos instrumentos para alcance de interesses político-partidários.
b) tem uma dimensão política, metodológica, técnica, axiológica, gnosiológica, constituindo-se assim em um ato de conhecimento em prol das mudanças sociais.
c) tem uma natureza política em todas as suas dimensões constituintes. Por isso, ela poderá ser libertadora ou conservadora do status quo.
d) não tem como funcionar sem as interferências governamentais, pois, de certa forma, ela depende dessas intervenções para se manter.
e) sempre receberá influências políticas dos grupos partidários que estão no poder, pois eles a utilizam para atingirem suas estratégias políticas.

Essa pergunta também está no material:

Prova IFPE - IFPE - 2012 - para Infraestrutura - Opção 336 - Engenharia Civil.pdf
47 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) tem uma natureza política em todas as suas dimensões constituintes. Por isso, ela poderá ser libertadora ou conservadora do status quo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais