Buscar

A falta de medicamentos em concentrações e formas farmacêuticas apropriadas ao público pediátrico gera um campo importante de atuação do farmacêuti...

A falta de medicamentos em concentrações e formas farmacêuticas apropriadas ao público pediátrico gera um campo importante de atuação do farmacêutico dentro da equipe multiprofissional. Em relação ao exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Diferente do que ocorre com formulações líquidas de uso oral e comprimidos, as formulações parenterais apresentam uma vasta quantidade de medicamentos disponíveis em concentrações adequadas para uso pediátrico, o que minimiza a ocorrência de erros medicamentosos devido à realização de diversas operações de cálculos pela equipe de saúde, diluições sucessivas, manipulação excessiva e administração de doses muito fracionadas.

II. A cafeína é um exemplo de medicamento frequentemente manipulado para uso no tratamento da apneia dos prematuros em maternidades de todo país, dada sua indisponibilidade de produção por indústrias farmacêuticas nacionais.

III. Não é incomum a obtenção da dose necessária a partir de soluções/suspensões orais mais concentradas, diluição de outras fórmulas líquidas (por exemplo, diluição de um injetável compatível com a administração oral), derivação a partir de trituração ou pulverização de comprimidos ou, até mesmo, a retirada do pó do invólucro da cápsula.

IV. A adaptação das fórmulas feita pelo próprio paciente ou seu cuidador em caso de doenças crônicas, embora muitas vezes feita em ambientes inadequados e sem as precauções necessárias, apresenta um risco baixo de problemas relacionados à medicação, especialmente para medicamentos com micofenolato de mofetila e hidroxiureia cápsula, que são de uso crônico na profilaxia de rejeição de transplante e na doença falsiforme, respectivamente.

A Apenas I, II e IV.
B Apenas II e III.
C Apenas I, III e IV.
D Apenas III e IV.
E Apenas I e III.

Essa pergunta também está no material:

Falta de Medicamentos na Pediatria
1 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as assertivas: I. Diferente do que ocorre com formulações líquidas de uso oral e comprimidos, as formulações parenterais apresentam uma vasta quantidade de medicamentos disponíveis em concentrações adequadas para uso pediátrico, o que minimiza a ocorrência de erros medicamentosos devido à realização de diversas operações de cálculos pela equipe de saúde, diluições sucessivas, manipulação excessiva e administração de doses muito fracionadas. II. A cafeína é um exemplo de medicamento frequentemente manipulado para uso no tratamento da apneia dos prematuros em maternidades de todo país, dada sua indisponibilidade de produção por indústrias farmacêuticas nacionais. III. Não é incomum a obtenção da dose necessária a partir de soluções/suspensões orais mais concentradas, diluição de outras fórmulas líquidas (por exemplo, diluição de um injetável compatível com a administração oral), derivação a partir de trituração ou pulverização de comprimidos ou, até mesmo, a retirada do pó do invólucro da cápsula. IV. A adaptação das fórmulas feita pelo próprio paciente ou seu cuidador em caso de doenças crônicas, embora muitas vezes feita em ambientes inadequados e sem as precauções necessárias, apresenta um risco baixo de problemas relacionados à medicação, especialmente para medicamentos com micofenolato de mofetila e hidroxiureia cápsula, que são de uso crônico na profilaxia de rejeição de transplante e na doença falsiforme, respectivamente. Após analisar as assertivas, a alternativa correta é a letra C) Apenas I, III e IV.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina