Buscar

No cotidiano da prática jornalística as notícias são produzidas a partir de uma lógica de seleções e escolhas efetuadas pelos jornalistas. Essa sel...

No cotidiano da prática jornalística as notícias são produzidas a partir de uma lógica de seleções e escolhas efetuadas pelos jornalistas. Essa seleção vai desde as palavras que serão usadas, a ordem em que os fatos serão dispostos dentro do texto, bem como as imagens utilizadas para ilustrar o conteúdo. Por isso ao fazer uma análise da linguagem jornalística com base nos estudos semióticos é preciso estar atento a como o texto diz o que ele diz. Partindo de tal reflexão julgue as afirmativas a seguir:
A interpretação é um dos fundamentos mais importantes na construção da identidade comunicacional, por exemplo, de um jornal e, por extensão, de seu público leitor, que consome o conteúdo produzido pelo jornal.
São raras as notícias que ficam circunscritas ao fato em si e trazem opinião ao leitor. Na maioria absoluta dos casos, elas têm antecedentes e consequências, que impactam em decisões e mudanças na sociedade.
Dentro da lógica semiótica, a identidade de um sujeito, neste caso, de um jornal ou revista, é construída e mediada pelo olhar do outro, do leitor, que percebe e reconhece tal jornal a partir de dados da sua comunicação.
Nenhuma das alternativas estão corretas.
Apenas a afirmativa 3 está correta.
Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2 estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO ENADE 2021
26 pág.

Licenciatura em Letras

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da reflexão sobre a linguagem jornalística com base nos estudos semióticos, as afirmativas podem ser analisadas da seguinte forma: 1. A interpretação é um dos fundamentos mais importantes na construção da identidade comunicacional, por exemplo, de um jornal e, por extensão, de seu público leitor, que consome o conteúdo produzido pelo jornal. - Correta 2. São raras as notícias que ficam circunscritas ao fato em si e trazem opinião ao leitor. Na maioria absoluta dos casos, elas têm antecedentes e consequências, que impactam em decisões e mudanças na sociedade. - Correta 3. Dentro da lógica semiótica, a identidade de um sujeito, neste caso, de um jornal ou revista, é construída e mediada pelo olhar do outro, do leitor, que percebe e reconhece tal jornal a partir de dados da sua comunicação. - Correta Portanto, a alternativa correta é: "Todas as alternativas estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais