Buscar

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS -PLE-PL2 ELETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS -PLE /PL2 – ELETIVA
Questão 1/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia a seguinte citação:
“Ao abordar o ensino de Português como LE ou como nova língua para afastarmos um significado contraproducente da estrangeiridade estável que pode se instalar com prejuízos aos processos que engendramos com os nossos alunos, nossos colegas, superiores hierárquicos e autores de materiais didáticos adotados, ainda não estamos tratando da imensa dimensão da aprendizagem/aquisição que deve acompanhar (ou, quem sabe, até preceder) a complexa tarefa do ensino e da aprendizagem de uma outra língua.”
Após a leitura do fragmento e baseando-se no artigo base “As formações imaginárias sobre o Brasil e o brasileiro no material didático de português como língua estrangeira”, é correto afirmar sobre a demanda por cursos de PLE:
	D
	Evidenciou a necessidade de pesquisas para o preparo de todos os envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem.
Questão 2/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia o trecho a seguir:
“ Para que um ato de comunicação se efetive, é necessário mais do que competência linguística, porque no jogo de interlocução de dois falantes há muitas outras informações que fazem parte do processo. A competência comunicativa considera não somente a performance linguística, mas inclui também o conhecimento de regras e convenções sociais”.
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base da disciplina de Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros- PLE/PL2, MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA, Stenfeld apresentaram alguns aspectos que, segundo as próprias autoras, justificaram as sugestões de novas pesquisas nas áreas relacionadas. Sternfeld analisou modificações que julgou necessárias no material, assinale a alternativa que apresenta uma dessas problemáticas.
	A
	 Algumas atividades promoviam situações em que prevaleciam a metodologia individual da professora.
Questão 3/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia a seguinte citação:
“Quando escreveu “A minha pátria é a língua portuguesa” no século passado, o poeta português - Fernando Pessoa - talvez não imaginava um mundo tão plurilíngue. Nesse novo milênio, no contexto da globalização, as fronteiras das pátrias mostram-se cada vez mais tênues, especialmente no que se refere a qual língua, ou melhor, a quais línguas são faladas por um povo.” Após a leitura do excerto anterior e, ainda, considerando os conteúdos do artigo base “As formações imaginárias sobre o Brasil e o brasileiro no material didático de português como língua estrangeira”, é correto afirmar sobre o ensino de português como língua estrangeira: 
	
	A
	A atual posição que o Brasil ocupa no cenário mundial faz crescer o número de aprendizes estrangeiros de português.
Questão 4/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia o trecho a seguir:
“ A competência comunicativa considera não somente a performance linguística, mas inclui também o conhecimento de regras e convenções sociais. Nesse conhecimento podemos incluir formas específicas de falar, gestos, atitudes corporais, entre outros fatores de caráter pragmático”.
Considerando a citação e os conteúdos do artigo base da disciplina de Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros- PLE/PL2, MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA, sobre a pesquisa de Cuicui, o que podemos afirmar? Assinale a alternativa correspondente:
	A
	A atividade era focada no contexto universitário chinês.
Questão 5/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia o trecho a seguir:
“Percebe-se, então, que o importante no ensino da língua estrangeira é levar o aluno a adquirir uma competência de comunicação no idioma que deseja aprender. Esse conceito é desenvolvido a partir das noções de competência e de desempenho postuladas por Chomsky e abre caminho para a metodologia Comunicativa para o ensino de língua estrangeira. ”
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base “ensino da pronúncia de português como segunda língua: considerações sobre materiais didáticos”, sobre a abordagem de ensino denominada “Comunicativa”, assinale a alternativa correta:
	C
	No âmbito da abordagem de ensino “comunicativa”, a linguagem deixa de ser considerada enquanto forma apenas, para ser concebida como instrumento de comunicação utilizado, no âmbito das práticas sociais, para a expressão de sentido e para a realização das relações interpessoais.
Questão 6/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia a seguinte citação:
A aprendizagem de Língua Estrangeira contribui para o processo educacional como um todo, indo muito além da aquisição de um conjunto de habilidades linguísticas. Leva a uma nova percepção da natureza da linguagem, aumenta a compreensão de como a linguagem funciona e desenvolve maior consciência do funcionamento da própria língua materna. Ao mesmo tempo, ao promover uma apreciação dos costumes e valores de outras culturas, contribui para desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da(s) cultura(s) estrangeira(s) (1998:37).
Tendo em vista o discutido em aula e a leitura do artigo da aula 2, ENSINO DA PRONÚNCIA DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: CONSIDERAÇÕES SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS, em relação ao ensino de língua estrangeira, assinale a alternativa correta.
	
A
	O ensino de língua estrangeira deve trabalhar as quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão e produção oral.
Questão 7/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia o trecho a seguir:
“ A Internet tem proporcionado um conjunto de recursos para o trabalho de muitos professores na atualidade. A quantidade de material disponível – e de fácil acesso – para a produção de material didático tem atraído o interesse de muitos docentes”.
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base da disciplina de Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros- PLE/PL2, MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA, segundo as pesquisas relacionadas aos artigos pesquisados, “Tintim por tintim: um material didático de português para falantes de espanhol com foco nas expressões idiomáticas”. Assinale a alternativa que corresponda com a metodologia utilizada:
	B
	Utilizaram questionários mistos respondidos por professores e aprendizes.
Questão 8/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia o trecho a seguir:
“ A oferta de material didático na Internet para o trabalho de ensino-Aprendizagem é grande. Assim pensamos em pesquisar a oferta de material didático na Internet para o ensino de PLE, e fornecer uma análise quantitativa e qualitativa desse material aos interessados nesse tipo de conteúdo, a partir da fundamentação teórico-metodológica já explicitada, a fim de verificar a concepção de língua dos autores e os conceitos-metodológicos norteadores de sua prática pedagógica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MULON, Kátia Barbara Gottardi.  Materiais didáticos na internet para ensino de português como língua estrangeira < file:///C:/Users/92006862/Downloads/231834-78788-1-SM.pdf >. Acesso em: 17/10/2019.
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base dadisciplina de Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros- PLE/PL2, MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA, sobre a pesquisa levantada por ROSA seu resultado sobre “O sentido construído pelo discurso no ensino de língua portuguesa como língua estrangeira” foi:
	A
	O conteúdo não possibilitava ao estudante uma compreensão semântica do discurso.
Questão 9/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia o trecho a seguir:
“O gráfico (fig. 1) a seguir demonstra o foco em atividades de compreensão textual e conceitos gramaticais, além de preenchimento de lacunas e o baixo incentivo de produção tanto escrita quanto oral”.
Fig.1
 
Fonte: criação de Kátia Mulon
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MULON, Kátia Barbara Gotardo Materiais didáticos na internet para ensino de português como língua estrangeira < file:///C:/Users/92006862/Downloads/231834-78788-1-SM.pdf >. Acesso em: 17/10/2019.
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base da disciplina de Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros- PLE/PL2, MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA, sobre a perspectiva de Almeida Filho em relação as pesquisas realizadas nesta área, o que é possível observar em relação ao ensino de PLE? Assinale a alternativa que responde à questão.
	A
	Observa-se que o ensino de PLE está em uma fase de estabilização institucional e metodológica e assume uma perspectiva de comunicação interpessoal e intercultural.
Questão 10/10 - Análise e Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros -PLE /PL2 - Eletiva
Leia a seguinte citação:
“A aprendizagem, assim, é situada, e a participação cada vez mais central do aprendiz, nas vivências do cotidiano, parece contribuir para a aprendizagem da língua estrangeira.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MURTA, Cláudia Almeida Rodrigues; SOUZA, Valeska Virgínia Soares. Ensino de português como língua estrangeira: novas perspectivas. Rev. do SELL, v. 04, n. 1, p. 01-18. http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/viewFile/546/625. Acesso em: 22/10/2019.
Após a leitura do fragmento e baseando-se no artigo base “Ensino da pronúncia de português como segunda língua: considerações sobre materiais didáticos”, é correto afirmar sobre o ensino da pronúncia nas aulas de português como língua estrangeira:
	E
	Abordagens como a Reform Movement ressaltam o ensino da pronúncia desde o estágio inicial do aprendizado de uma língua estrangeira.

Continue navegando