Buscar

As células respondem a combinações de sinais específicos, desta forma, uma célula é exposta a centenas de sinais e dependendo do sinal recebido a c...

As células respondem a combinações de sinais específicos, desta forma, uma célula é exposta a centenas de sinais e dependendo do sinal recebido a célula responderá de forma distinta. A acetilcolina é um exemplo de molécula sinalizadora que age de maneiras distintas dependendo da célula alvo na qual o seu sinal é transmitido. Neste contexto, considerando o neurotransmissor acetilcolina, analise as afirmativas a seguir: I.A acetilcolina pode se ligar a um receptor acoplado à proteína G ou acoplado a canais iônicos. II. Ao se ligar a um receptor de uma célula muscular cardíaca, a resposta celular obtida é uma redução da velocidade de contração. III. O neurotransmissor acetilcolina é emitido pela célula muscular esquelética gerando uma resposta de contração. IV. Quando a célula alvo é uma glândula salivar ou uma célula muscular cardíaca, a acetilcolina se liga a um receptor acoplado à proteína G. Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
I.A acetilcolina pode se ligar a um receptor acoplado à proteína G ou acoplado a canais iônicos.
II. Ao se ligar a um receptor de uma célula muscular cardíaca, a resposta celular obtida é uma redução da velocidade de contração.
III. O neurotransmissor acetilcolina é emitido pela célula muscular esquelética gerando uma resposta de contração.
IV. Quando a célula alvo é uma glândula salivar ou uma célula muscular cardíaca, a acetilcolina se liga a um receptor acoplado à proteína G.
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

1Av1 - Introdução À Biologia Celular e do Desenvolvimento
5 pág.

Biologia Celular e do Desenvolvimento Pitágoras Teixeira de FreitasPitágoras Teixeira de Freitas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmativas: I. A acetilcolina pode se ligar a um receptor acoplado à proteína G ou acoplado a canais iônicos. - Correto. A acetilcolina pode se ligar a ambos os tipos de receptores. II. Ao se ligar a um receptor de uma célula muscular cardíaca, a resposta celular obtida é uma redução da velocidade de contração. - Incorreto. A acetilcolina, ao se ligar a um receptor de uma célula muscular cardíaca, aumenta a velocidade de contração. III. O neurotransmissor acetilcolina é emitido pela célula muscular esquelética gerando uma resposta de contração. - Correto. A acetilcolina é liberada pela célula muscular esquelética e gera a contração muscular. IV. Quando a célula alvo é uma glândula salivar ou uma célula muscular cardíaca, a acetilcolina se liga a um receptor acoplado à proteína G. - Correto. Em ambas as células alvo, a acetilcolina se liga a um receptor acoplado à proteína G. Portanto, a alternativa correta é: d) I, II e IV, apenas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais