Buscar

Durante uma viagem de coleta de plantas na Amazônia, o pesquisador Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnolo...

Durante uma viagem de coleta de plantas na Amazônia, o pesquisador Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, de Brasília, conheceu uma variedade de mandioca que em vez de amido tem grande quantidade de açúcares na raiz. Esses açúcares são, em sua maior parte, glicose, que é o substrato utilizado no processo de fermentação para a produção do etanol. A variedade descoberta pelo pesquisador é na realidade uma mutação genética, guardada e usada pelos índios brasileiros antes mesmo de os portugueses chegarem ao Brasil, para obtenção de bebida alcoólica. "Eles usavam a bebida, chamada caxirim, nas cerimônias religiosas e nas celebrações", diz o pesquisador. Da variedade, chamada de mandioca açucarada, a raiz é colhida, moída, prensada e o caldo sai pronto para ser usado no processo de produção do álcool, o que a diferencia das outras matérias-primas utilizadas com a mesma finalidade. Sobre o conceito de fermentação, assinale a alternativa CORRETA:
a) O composto resultante da fermentação alcoólica da mandioca é rico em açúcares e gás carbônico.
b) O açúcar da mandioca é o produto final do processo fermentativo feito por microrganismos, onde o gás carbônico e o álcool atuam como combustíveis para o processo.
c) O álcool é um subproduto da fermentação alcoólica e a nova variedade de mandioca será utilizada pela primeira vez como substrato deste processo.
d) O açúcar da mandioca é o combustível do processo fermentativo realizado por microrganismos, sendo o álcool e o gás carbônico liberados durante este processo.

Essa pergunta também está no material:

prova final microbiologia
5 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) O composto resultante da fermentação alcoólica da mandioca é rico em açúcares e gás carbônico. - Esta alternativa está incorreta, pois o composto resultante da fermentação alcoólica é o álcool, não açúcares e gás carbônico. b) O açúcar da mandioca é o produto final do processo fermentativo feito por microrganismos, onde o gás carbônico e o álcool atuam como combustíveis para o processo. - Esta alternativa está incorreta. O açúcar da mandioca não é o produto final do processo fermentativo, e o álcool é o produto final, não um combustível para o processo. c) O álcool é um subproduto da fermentação alcoólica e a nova variedade de mandioca será utilizada pela primeira vez como substrato deste processo. - Esta alternativa está incorreta. O álcool não é um subproduto, mas sim o produto final da fermentação alcoólica. d) O açúcar da mandioca é o combustível do processo fermentativo realizado por microrganismos, sendo o álcool e o gás carbônico liberados durante este processo. - Esta alternativa está correta. Durante o processo fermentativo, o açúcar da mandioca é utilizado como combustível pelos microrganismos, e o álcool e o gás carbônico são liberados como produtos. Portanto, a alternativa correta é a letra d).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais