Buscar

Considere o seguinte fragmento de texto: “Assim, por aprendizado com outros povos e por iniciativa própria, a Índia desenvolveu-se na Astronomia e ...

Considere o seguinte fragmento de texto: “Assim, por aprendizado com outros povos e por iniciativa própria, a Índia desenvolveu-se na Astronomia e na Matemática e o fez tão bem que veio a ensinar o mundo a utilizar o instrumento com que hoje trabalhamos na Aritmética. [...] Já por volta de 250 a.C. os indianos utilizavam símbolos dos quais derivaram os algarismos modernos, mas seu sistema ainda não era posicional”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARBI, Gilberto G. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. Considere as informações do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre sistema de numeração na Arábia, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os dígitos são de origem hindu, mas os árabes foram responsáveis por sua divulgação.
II. ( ) O número zero não era considerado pelos povos do Ocidente, pois eles acreditavam que não era um número.
III. ( ) A hipótese de que a Terra gira em torno do Sol foi sugerida pelo matemático Al-Biruni cinco séculos antes de Nicolau Copérnico ter feito essa afirmação.
IV. ( ) A palavra al-jabr deu origem à palavra álgebra, que é amplamente utilizada na matemática.
A F – F – F – V
B F – F – F – F
C F – V – V – V
D V – V – F – V
E V – V – V – V

Essa pergunta também está no material:

História da Matemática
7 pág.

História da Matemática Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) V – V – F – V. A primeira, segunda e quarta assertivas são verdadeiras, enquanto a terceira é falsa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais