Buscar

História da Matemática

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História da Matemática
Considere o seguinte excerto de texto:
 “Muitas discussões sobre o infinito voltaram a acontecer após a invenção dos Cálculos, quando quantidades ‘infinitamente’ grandes ou pequenas eram usadas para avaliar limites. Notáveis matemáticos afirmavam que o ‘infinito real’ é algo que não existe, havendo apenas um ‘infinito potencial’, ou seja, a possibilidade de se fazer com que certas quantidades sejam tão grandes quanto desejarmos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/aqTy94>. Acesso em: 27 set. 2017.
A partir destas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática sobre Georg Cantor e seu importante papel na teoria dos conjuntos, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Georg Cantor mostrou que os conjuntos infinitos podem ser enumeráveis ou não enumeráveis.
II. ( ) Um conjunto enumerável é contável, ou seja, mesmo que tenha infinitos números, é possível ordená-los por meio de uma relação de um para um com o conjunto dos números naturais.
III. (  ) O conjunto dos números inteiros é não enumerável.
IV. ( ) Cantor afirma que todos os infinitos tem a mesma magnitude.
Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – V – F – V
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 2/10 - História da Matemática
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A partir do século 18, os matemáticos estavam mais dispostos a aceitar números complexos e Gauss começou a aplicar os princípios de análise destes em 1811. A análise usando números complexos – analise complexa – é possível porque os números complexos tendem a seguir muitas das regras dos números reais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROONEY, Anne. A História da Matemática: desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: M.BOOks do Brasil Editora Ltda, 2012. p. 167.
Levando em conta essas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre complexos e quatérnios, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os complexos são figuras geométricas de quatro lados.
	
	B
	Os complexos são números da forma z = x + yi, em que x e y são números reais e i é a unidade imaginária.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Matrizes quatro por quatro são a definição de complexos.
	
	D
	Todos os complexos podem ser representados em um reta real.
	
	E
	Os complexos são uma extensão do conjunto dos quatérnios.
Questão 3/10 - História da Matemática
Considere o seguinte excerto de texto: 
 “Renascimento – uma palavra que quer dizer muito – algo que pode dizer tudo, ou a expressão de uma espécie de modelo que permitiria, por exemplo, encaixar personagens como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Martinho Lutero, Thomas More, Maquiavel, François Rabelais, Giordano Bruno, Galileu e outros representantes da cultura renascentista em uma espécie de gaveta conceitual à qual se pregaria uma etiqueta classificatória: homens do Renascimento, ou artista e pensadores do Renascimento. Está claro que a Mona lisa, o Príncipe, a estátua de Davi ou a Utopia são obras representativas do Renascimento e do pensamento humanista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MICELI, Paulo. História moderna. São Paulo, SP: Contexto, 2013. p. 27. 
A partir dessas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática sobre o Renascimento e suas características, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Novos métodos de produção, com progressiva mecanização, surgiram.
II. ( ) Havia interesse na história antiga – textos de Aristóteles, Euclides, Ptolomeu e Plotino contribuíram para o novo crescimento da filosofia, da matemática e da medicina.
III. (  ) Nicole d’Oresme foi um dos precursores da análise infinitesimal.
IV. ( ) François Viète, foi responsável por usar letra para representar quantidades desconhecidas, recurso que caracteriza a álgebra.
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	V – V – V – V
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – F – F
Questão 4/10 - História da Matemática
Considere a seguinte citação:
“Pitágoras era um matemático e filósofo jônico (grego). Após viajar pelo Oriente Médio, ele se mudou para o sul da Itália por volta de 532 a.C. para escapar do governo de sua terra natal, Samos. Ele é mais conhecido pelo teorema que leva seu nome [...]. Pitágoras e seus seguidores acreditavam que tudo estava relacionado com a matemática e tudo podia ser previsto e medido em padrões rítmicos ou ciclos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROONEY, Anne. A História da Matemática: desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: M. BOOks do Brasil Editora Ltda., 2012.
Considerando a citação dada e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre as contribuições de Pitágoras e a escola pitagórica, assinale a opção que indica quais são os números que surgiram balizados nos estudos feitos pela escola pitagórica:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	Números complexos.
	
	B
	Números figurados.
	
	C
	Números primos.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Números imaginários.
	
	E
	Números fracionários.
Questão 5/10 - História da Matemática
Atente para a seguinte afirmação: 
“Na Índia, por volta do ano 1020 o matemático Sridhara (991 - ?) produziu importantes trabalhos em Aritmética e Álgebra, tendo chegado a uma regra para a resolução de equações do segundo grau que pode ser considerada a origem da fórmula atualmente utilizada. O método de Sridhara, essencialmente o mesmo usado pelos babilônicos no 2º milênio a.C. e empregado pelos gregos em suas abordagens geométricas, foi o chamado ‘completando o quadrado’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARBI, Gilberto G. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 145-146.
Levando em conta essas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre o método babilônico de resolução de equação quadrática, considere a equação x2 – 5x + 4 = 0 e assinale a alternativa correta:
	
	A
	As soluções da equação são 5 e 4.
	
	B
	Os números 4 e – 1 satisfazem a equação.
	
	C
	A equação tem como solução – 5 e 4.
	
	D
	As soluções da equação são 1 e 4.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Os números – 4 e – 1 são as soluções da equação.
Questão 6/10 - História da Matemática
Leia a citação:
"Devemos a Cauchy a definição de derivada de uma função que utilizamos atualmente: se f é uma função f' é a sua derivada, temos que f′(x)=limΔx→0f(x+Δx)−f(x)Δx�′(�)=limΔ�→0�(�+Δ�)−�(�)Δ� 
As derivadas podem ser utilizadas, por exemplo, na determinação de máximos e mínimos de funções."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele este disponível em: ZANARDINI. R. A. D, Um breve olhar sobre a história da matemática, 2017, p.92.
Considerando as informações do texto e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre o Inicio da Matemática moderna, encontre o valor de f'(x) def(x)=2x3+3x2−4x+3�(�)=2�3+3�2−4�+3 e assinale a alternativa correta:
	
	A
	f′(x)=2x2+3x−4�′(�)=2�2+3�−4
	
	B
	f′(x)=6x2+6x−4�′(�)=6�2+6�−4
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	f′(x)=3x2+6x−4�′(�)=3�2+6�−4
	
	D
	f′(x)=12x2+6x−4�′(�)=12�2+6�−4
	
	E
	f′(x)=6x3+6x2−4x+3�′(�)=6�3+6�2−4�+3
Questão 7/10 - História da Matemática
Considere a seguinte citação:
“A matemática começou como uma técnica do dedo polegar, para manipulação de quantidades espaciais. Muito mais tarde surgiu a ideia de formulação de teorias gerais, em geometria, e a generalizaçãodo cálculo numérico veio muito depois”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAGÃO, Maria José. História da Matemática. Rio de Janeiro: Interciência, 2009
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre história da matemática, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Importantes desenvolvimentos da matemática ocorreram entre os séculos XVII e XVIII. Kepler, Galileu Galilei, Napler, Fermat, Newton, Leibniz e a família Bernoulli são grandes nomes desta época.
II. ( ) Funções exponenciais foram descobertas antes do século XVI.
III. ( ) Os últimos anos não foram efetivamente importantes em relação ao desenvolvimento da matemática enquanto ciência.
IV. ( ) A informática possibilitou a resolução de problemas complexos com maior rapidez e praticidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – F – V
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	V – V – F – V
Questão 8/10 - História da Matemática
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A palavra logaritmo significa 'número de razão'. Sabemos que os logaritmos estão associados a problemas que temos uma incógnita no expoente de uma expressão matemática".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele este disponível em: ZANARDINI. R. A. D, um breve olhar sobre a história da matemática, 2017, p.81.
Considerando as informações acima e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre o início da Matemática moderna, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome do inventor dos logaritmos:
	
	A
	Carl Gauss.
	
	B
	Johannes Kepler.
	
	C
	Isaac Newton.
	
	D
	Galileu Galilei.
	
	E
	John Napier.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 9/10 - História da Matemática
Leia a citação:
"Bastante observador, realizou diversos experimentos e, com base neles, chegou a importantes conclusões, entre elas a de que a distância percorrida por um objeto em queda livre é diretamente proporcional ao tempo de queda elevado ao quadrado".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele este disponível em: ZANARDINI. R. A. D, Um breve olhar sobre a história da matemática, 2017, p.85.
Considerando as informações do texto e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre o Inicio da Matemática moderna, assinale a alternativa com o nome do estudioso citado acima:
	
	A
	Carl Gauss.
	
	B
	Johannes Kepler.
	
	C
	Isaac Newton.
	
	D
	Galileu Galilei.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	John Napier
Questão 10/10 - História da Matemática
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Assim, por aprendizado com outros povos e por iniciativa própria, a Índia desenvolveu-se na Astronomia e na Matemática e o fez tão bem que veio a ensinar o mundo a utilizar o instrumento com que hoje trabalhamos na Aritmética. [...] Já por volta de 250 a.C. os indianos utilizavam símbolos dos quais derivaram os algarismos modernos, mas seu sistema ainda não era posicional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARBI, Gilberto G. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 136.
Considere as informações do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre sistema de numeração na Arábia, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os dígitos são de origem hindu, mas os árabes foram responsáveis por sua divulgação.
II. ( ) O número zero não era considerado pelos povos do Ocidente, pois eles acreditavam que não era um número.
III. (  ) A hipótese de que a Terra gira em torno do Sol foi sugerida pelo matemático Al-Biruni cinco séculos antes de Nicolau Copérnico ter feito essa afirmação.
IV. ( ) A palavra al-jabr deu origem à palavra álgebra, que é amplamente utilizada na matemática.
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	F – F – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	V – V – V – V
Você assinalou essa alternativa (E)
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando