Buscar

Comparado com outros filos vermiformes, como Platyhelminthes e Nematoda, os anelídeos conseguiram atingir tamanhos maiores sem abrir mão da complex...

Comparado com outros filos vermiformes, como Platyhelminthes e Nematoda, os anelídeos conseguiram atingir tamanhos maiores sem abrir mão da complexidade corporal. Um dos principais fatores para isso foi o incremento na circulação. Sobre a circulação nos anelídeos pode-se afirmar que:
O fluido circulatório não possui pigmentos respiratórios ou amebócitos.
Em oligoquetas o sistema circulatório de vasos está reduzido ou ausente, sendo a circulação promovida por meio de canais celômicos formados no tecido botrioide.
O sistema circulatório é fechado, formado por um vaso dorsal e um ventral, conectados por redes de capilares presentes nos septos intersegmentares.
O sistema circulatório é aberto, com um vaso dorsal que se abre em ambas as extremidades em uma grande cavidade corporal, a hemocele.
Não há qualquer tipo de vaso condutor, sendo a circulação unicamente realizada pelo fluido celômico, rico em pigmentos respiratórios.

Essa pergunta também está no material:

Zoologia de Invertebrados
4 pág.

Invertebrados Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A circulação nos anelídeos é fechada, formada por um vaso dorsal e um ventral, conectados por redes de capilares presentes nos septos intersegmentares. Portanto, a alternativa correta é: "O sistema circulatório é fechado, formado por um vaso dorsal e um ventral, conectados por redes de capilares presentes nos septos intersegmentares."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais