Buscar

Ao iluminar um espaço, o primeiro passo é pensar nos detalhes de cada ambiente, analisando e adequando a melhor luminosidade. Essa é uma das etapas...

Ao iluminar um espaço, o primeiro passo é pensar nos detalhes de cada ambiente, analisando e adequando a melhor luminosidade. Essa é uma das etapas mais importantes para desenvolver um bom projeto de iluminação, pois uma casa, um ambiente de trabalho e até mesmo um ginásio de esportes apresentam necessidades diferentes na iluminação.

Pode-se dizer que um projeto luminotécnico une a iluminação artificial e a arquitetura do local, com o objetivo de potenciar o melhor uso das lâmpadas, ou seja, o tipo de lâmpada ideal para aquele determinado ambiente. O uso correto do posicionamento e do tipo das lâmpadas favorece o ambiente e, principalmente, ajuda na economia de energia.

Você foi contratado para escolher o melhor projeto, entre três opções que melhor atendam a iluminação de um ginásio esportivo.

Confira as características das lâmpadas dos projetos:

Para os jogadores, juízes e treinadores, 300lux são suficientes, garantindo conforto visual e reduzindo drasticamente o ofuscamento. Para os espectadores, 750lux são necessários para uma boa visão. Para a transmissão de TV, normalmente são exigidos 1.400lux.

O ginásio tem área de 500m², a altura entre o plano de trabalho e o ponto de conexão dos aparelhos de iluminação é de 5,5m e o fator de depreciação é 0,8.

Qual tipo de lâmpada você escolheria? Para a sua escolha, considere a possibilidade de os jogos serem transmitidos pela TV e o custo final do projeto para cada tipo de lâmpada.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais