Buscar

Medida de segurança é uma espécie de sanção penal, com objetivo curativo e preventivo, aplicável ao inimputável ou semi-imputável, que mostre peric...

Medida de segurança é uma espécie de sanção penal, com objetivo curativo e preventivo, aplicável ao inimputável ou semi-imputável, que mostre periculosidade e tenha praticado um ilícito penal. Sobre a medida de segurança, assinale a alternativa CORRETA:

A Ao semi-imputável, deverá ser aplicada a medida de segurança, devendo, no momento da sentença, ser aplicada a condenação com a pena cabível ao crime no caso concreto, porém diminuída de um a dois terços, nos moldes do artigo 26 do Código Penal.
B Não é necessário realizar toda a ação penal, com todos os direitos garantidos de defesa e contraditório para o acusado, sendo permitido ao juiz aplicá-la de imediato sem oportunizar ao réu exercer seu direito de defesa.
C A medida de segurança está regulamentada nos artigos 49 e seguintes do Código Penal, que estabelecem o critério de dias-multa para a fixação da pena, ou seja, o juiz, no momento da fixação da sentença, deverá determinar quantos dias-multa e qual o valor de cada um deles.
D Embora a medida de segurança não seja uma pena no sentido amplo da palavra, ela pode restringir a liberdade do inimputável e, por isso, sua aplicação deve respeitar os princípios da legalidade, anterioridade e da jurisdicionalidade.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual
5 pág.

Direito Penal II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. Embora a medida de segurança não seja uma pena no sentido amplo da palavra, ela pode restringir a liberdade do inimputável e, por isso, sua aplicação deve respeitar os princípios da legalidade, anterioridade e da jurisdicionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais