Buscar

Poliarquia é um coceito que foi desenvolvido por Robert dahl

💡 1 Resposta

User badge image

Alex Cruz

Sim, a "poliarquia" é um conceito desenvolvido pelo renomado cientista político Robert Dahl. Ele introduziu esse termo em seu livro "Polyarchy: Participation and Opposition" (1971), no qual ele descreve uma forma de democracia caracterizada por várias características-chave:

  1. Participação contínua: Os cidadãos têm oportunidades regulares e significativas de participar da política, seja através do voto, do debate público ou de outras formas de engajamento político.
  2. Concorrência política: Há competição entre diferentes indivíduos e grupos para ocupar cargos políticos e influenciar as políticas públicas. Isso garante que o poder não seja monopolizado por um único grupo ou partido.
  3. Liberalismo político: As liberdades civis e políticas são protegidas e respeitadas, garantindo que os cidadãos tenham direitos básicos, como liberdade de expressão, de reunião e de associação.

Dahl argumenta que a poliarquia é uma forma mais adequada de entender a democracia do que simplesmente através de eleições periódicas, já que leva em conta a participação ativa dos cidadãos e a competição política.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais