Buscar

De acordo com Palacin (2012, p. 1), até “[…] chegar à denominação atual, ela já́ teve pelo menos dois nomes anteriores: heliografia e daguerreotip...

De acordo com Palacin (2012, p. 1), até “[…] chegar à denominação atual, ela já́ teve pelo menos dois nomes anteriores: heliografia e daguerreotipia. O termo “fotografia”, utilizado pela primeira vez no Brasil, foi criado por um francês no interior de São Paulo, em 1834”. O termo foi cunhado por Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879), na cidade de Campinas, em São Paulo, cinco anos antes do anúncio oficial da descoberta da fotografia que ocorreu em 1839 na França. PALACIN, V. Fotografia: teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2012. Por qual motivo a descoberta da fotografia foi atribuída a Louis-Jacques Mandé Daguerre e não a Florence? Assinale a alternativa correta.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A descoberta da fotografia foi atribuída a Louis-Jacques Mandé Daguerre e não a Florence porque Daguerre foi o responsável por desenvolver o processo fotográfico conhecido como daguerreotipia, que foi o primeiro processo fotográfico comercialmente bem-sucedido. Florence, por outro lado, desenvolveu um processo fotográfico diferente, que ele chamou de "photographie". Embora Florence tenha sido um pioneiro na fotografia, seu processo não foi tão bem-sucedido quanto o de Daguerre e não teve o mesmo impacto na história da fotografia.

0
Dislike0
User badge image

Lucila Rossi

A descoberta da fotografia foi atribuída a Louis-Jacques Mandé Daguerre e não a Antoine Hercule Romuald Florence por algumas razões:

  • Daguerre foi o responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de um processo fotográfico conhecido como daguerreotipia, que foi o primeiro processo comercialmente viável de produção de imagens fotográficas.
  • A daguerreotipia foi amplamente divulgada e reconhecida como um marco importante na história da fotografia, especialmente após o anúncio oficial em 1839 na França.
  • Florence, por outro lado, desenvolveu um processo similar, mas suas contribuições não foram tão amplamente reconhecidas ou divulgadas internacionalmente na época.
  • Além disso, Florence estava trabalhando no Brasil, enquanto Daguerre estava na França, que na época era um centro importante de inovação e disseminação de conhecimento científico.

Portanto, a atribuição da descoberta da fotografia a Daguerre em vez de Florence pode ser atribuída à maior visibilidade e impacto global do processo daguerreotípico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais