Buscar

Sobre a historiografia social inglesa e o uso das obras de Karl Marx, analise as afirmações a seguir.   I. O marxismo foi um importante corrente i...

Sobre a historiografia social inglesa e o uso das obras de Karl Marx, analise as afirmações a seguir.


 

I. O marxismo foi um importante corrente ideológica que influenciou acontecimentos históricos no século XIX e XX, no entanto apenas para os países que aderiram sua forma política, como a URSS e Cuba.

II. O marxismo foi constantemente criticado pelo caráter de análise econômica frente a todos os acontecimentos até os fenômenos culturais e políticos.

III. A chamada “invenção do marxismo”, foi a transformação do pensamento de Marx em uma doutrina política e intelectual.

IV. A simplificação e o dogmatismo típicos daquilo que os estudiosos chamam de “marxismo ortodoxo” ou “marxismo vulgar” valorizava os argumentos originais de Karl Marx.


 

É correto o que se afirma apenas em:

a.

II e III

b.

III e IV.

c.

I e IV.

d.

I e III.

e.

I, II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: I. O marxismo foi um importante corrente ideológica que influenciou acontecimentos históricos no século XIX e XX, no entanto apenas para os países que aderiram sua forma política, como a URSS e Cuba. Esta afirmação está incorreta, pois o marxismo teve influência em diversos países, não se restringindo apenas à URSS e Cuba. II. O marxismo foi constantemente criticado pelo caráter de análise econômica frente a todos os acontecimentos até os fenômenos culturais e políticos. Esta afirmação está correta, pois o marxismo foi criticado por sua ênfase excessiva na análise econômica em detrimento de outros aspectos. III. A chamada “invenção do marxismo”, foi a transformação do pensamento de Marx em uma doutrina política e intelectual. Esta afirmação está correta, pois o marxismo foi transformado em uma doutrina política e intelectual. IV. A simplificação e o dogmatismo típicos daquilo que os estudiosos chamam de “marxismo ortodoxo” ou “marxismo vulgar” valorizava os argumentos originais de Karl Marx. Esta afirmação está incorreta, pois o marxismo ortodoxo ou vulgar tendia a simplificar e dogmatizar os argumentos de Marx, não valorizá-los. Portanto, a resposta correta é: Alternativa d) I e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais