Buscar

Sobre as fontes do direito, marque a alternativa correta. A -As fontes formais são as causas produtoras do Direito, são os fatos sociais valorados...

Sobre as fontes do direito, marque a alternativa correta.


A -As fontes formais são as causas produtoras do Direito, são os fatos sociais valorados.

B-As fontes formais estatais do Direito mais importantes no Brasil são as Leis e o Costume jurídico.

C-Em nosso sistema jurídico brasileiro (civil law), a principal fonte do direito são as decisões judiciais, sobretudo as do Supremo Tribunal Federal (STF), por isso mesmo, alguns referem que vivemos numa "ditadura da toga".

D- As fontes formais são os meios institucionalizados de expressão do Direito, as formas pelas quais as normas jurídicas se exteriorizam.

E- As convenções em geral (os negócios jurídicos) são fontes materiais não estatais de Direito.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) As fontes formais são as causas produtoras do Direito, são os fatos sociais valorados. - Esta alternativa está incorreta. As fontes formais não se referem às causas produtoras do Direito, mas sim aos meios institucionalizados de expressão do Direito. B) As fontes formais estatais do Direito mais importantes no Brasil são as Leis e o Costume jurídico. - Esta alternativa está incorreta. Embora as leis sejam fontes formais importantes, o costume jurídico não é considerado uma fonte formal estatal do Direito. C) Em nosso sistema jurídico brasileiro (civil law), a principal fonte do direito são as decisões judiciais, sobretudo as do Supremo Tribunal Federal (STF), por isso mesmo, alguns referem que vivemos numa "ditadura da toga". - Esta alternativa está incorreta. Embora as decisões judiciais sejam importantes, elas não são a principal fonte do Direito no sistema jurídico brasileiro. D) As fontes formais são os meios institucionalizados de expressão do Direito, as formas pelas quais as normas jurídicas se exteriorizam. - Esta alternativa está correta. As fontes formais são de fato os meios institucionalizados de expressão do Direito, as formas pelas quais as normas jurídicas se exteriorizam. E) As convenções em geral (os negócios jurídicos) são fontes materiais não estatais de Direito. - Esta alternativa está incorreta. As convenções em geral não são consideradas fontes materiais não estatais de Direito. Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois descreve corretamente as fontes formais do Direito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais