Buscar

Leia o trecho que segue: [...]o principal propósito de Marx e Engels era oferecer uma síntese de interpretação do passado e presente da história hu...

Leia o trecho que segue:

[...]o principal propósito de Marx e Engels era oferecer uma síntese de interpretação do passado e presente da história humana com objetivos políticos claros - a transformação social. Segundo eles, a sociedade moderna não aboliu todos esses conflitos, apenas simplificou a luta e dividiu as classes entre burgueses e proletários.

MENDES, B. Ebook Teorias da História:o que os historiadores devem a Karl Marx?. Unidade 2. 2019.

Sobre a divisão de classes presente no "Manifesto Comunista", assinale a alternativa correta:

a.

As transformações sociais são consequências inevitáveis na trajetória das sociedades humanas e independem da estrutura econômica e política consolidadas por estas no decorrer de sua história.

b.

A conscientização gradual da classe produtora quanto aos benefícios econômicos de sua atuação é fator determinante para a realização de transformações sociais que assegurem sua posterior integração à classe detentora dos meios de produção.

c.

A estruturação das classes sociais de forma hierárquica é inerente às sociedades humanas e decorre das relações políticas e econômicas que compõem a realidade material.

d.

O engajamento político da classe detentora dos meios de produção é fator determinante de transformações sociais efetivas através da disseminação de ideais meritocratas e liberalistas.

e.

Todas as sociedade podem ser caracterizadas pela existência de uma classe dominante - a detentora dos meios de produção, e de uma classe dominada - desprovida de meios de produção.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho fornecido, a alternativa correta é a letra e) "Todas as sociedades podem ser caracterizadas pela existência de uma classe dominante - a detentora dos meios de produção, e de uma classe dominada - desprovida de meios de produção."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais