Buscar

A taxa Selic é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada nas operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públic...

A taxa Selic é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada nas operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Quanto à aplicação dessa taxa, é correto afirmar que:
I – É um valor percentual utilizado para medir a variação dos preços dos alimentos ao longo do tempo. Em outras palavras é a variação de uma cesta de bens.
II – A taxa Selic regula todos os preços na economia brasileira.
III – A taxa Selic é, no Brasil, a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, ou overnight, que possuem lastro em títulos públicos federais, títulos estes que são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, ou Selic. Em linhas gerais é a taxa que baliza as demais taxas de juros cobradas pelo setor financeiro no país.
IV – Em uma economia de mercado, essa taxa pode ser utilizada para congelar os preços praticados em todos os setores da economia.
V –É a única forma de o Governo Federal intervir na economia.
a. Somente as alternativas I e II são corretas.
b. Somente as alternativas I, III e IV são corretas.
c. Somente as alternativas I e III são corretas.
d. Somente a alternativa III é correta.
e. Somente a alternativa I é correta.

Essa pergunta também está no material:

ESTUDOS DISCIPLINARES XI - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA - QUESTIONÁRIO I
12 pág.

Estudos Disciplinares XI Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a opção correta é: b) Somente as alternativas I, III e IV são corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais