Buscar

A partir da leitura dos dois textos, considere as afirmacoes a seguir: I. Os índios em território brasileiro se desenvolveram materialmente com o d...

A partir da leitura dos dois textos, considere as afirmacoes a seguir:
I. Os índios em território brasileiro se desenvolveram materialmente com o decorrer do progresso nacional, de maneira que se integraram satisfatoriamente às dinâmicas produtivas.
II. Os indivíduos frutos da miscigenação entre índios e brancos (popularmente chamados de “caboclos”) não adquiriram status social similar aos dos brancos no Brasil, pois permanecem como integrantes do chamado “campesinato empobrecido”.
III. A expansão do território brasileiro ocorreu em grande medida devido aos esforços dos bandeirantes. Entretanto, tal expansão se desenvolveu mediante violência desmesurada em relação à população indígena.
IV. No Brasil, o desenvolvimento da atividade agrícola foi marcado pela adoção ampla de tecnologias para o cultivo, o que possibilitou o desenvolvimento material generalizado da população do campo.
É correto o que se afirma apenas em:
III e IV.
I e IV.
I, II e III.
II e III.

Essa pergunta também está no material:

Teste_ Atividade 3 antropologia
6 pág.

Antropologia I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações: I. Os índios em território brasileiro se desenvolveram materialmente com o decorrer do progresso nacional, de maneira que se integraram satisfatoriamente às dinâmicas produtivas. II. Os indivíduos frutos da miscigenação entre índios e brancos (popularmente chamados de “caboclos”) não adquiriram status social similar aos dos brancos no Brasil, pois permanecem como integrantes do chamado “campesinato empobrecido”. III. A expansão do território brasileiro ocorreu em grande medida devido aos esforços dos bandeirantes. Entretanto, tal expansão se desenvolveu mediante violência desmesurada em relação à população indígena. IV. No Brasil, o desenvolvimento da atividade agrícola foi marcado pela adoção ampla de tecnologias para o cultivo, o que possibilitou o desenvolvimento material generalizado da população do campo. A resposta correta é: III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais