Buscar

A partir da leitura acima, considere as afirmacoes a seguir: I. A sujeição das populações indígenas, no Brasil, exigiu esforços totais de policiame...

A partir da leitura acima, considere as afirmacoes a seguir:
I. A sujeição das populações indígenas, no Brasil, exigiu esforços totais de policiamento das condutas individuais, de modo a inculcar os padrões morais europeus. Para tanto, a ação dos jesuítas foi fundamental.
II. A prática pedagógica dos europeus se deu apenas no sentido de apresentar possibilidades de compreensão de seus valores para os indígenas, cabendo aos índios avaliarem livremente se era ou não de seu interesse.
III. Os índios no Brasil foram vítimas apenas violência física, uma vez que os catequizadores não identificavam a possibilidade de interferir culturalmente nos padrões de vida comunitária das populações indígenas.
IV. Desde o início da invasão do território brasileiro a pedagogia apresentada pelos jesuítas não interessava ao poder político de Portugal.
II, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Teste_ Atividade 3 antropologia
6 pág.

Antropologia I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações: I. A sujeição das populações indígenas, no Brasil, exigiu esforços totais de policiamento das condutas individuais, de modo a inculcar os padrões morais europeus. Para tanto, a ação dos jesuítas foi fundamental. Isso está correto. Os jesuítas tiveram um papel fundamental na tentativa de inculcar os padrões morais europeus nas populações indígenas. II. A prática pedagógica dos europeus se deu apenas no sentido de apresentar possibilidades de compreensão de seus valores para os indígenas, cabendo aos índios avaliarem livremente se era ou não de seu interesse. Isso está incorreto. A prática pedagógica dos europeus visava impor seus valores aos indígenas, não deixando espaço para uma avaliação livre por parte deles. III. Os índios no Brasil foram vítimas apenas violência física, uma vez que os catequizadores não identificavam a possibilidade de interferir culturalmente nos padrões de vida comunitária das populações indígenas. Isso está incorreto. Os catequizadores buscavam interferir culturalmente nos padrões de vida comunitária das populações indígenas, não se limitando apenas à violência física. IV. Desde o início da invasão do território brasileiro a pedagogia apresentada pelos jesuítas não interessava ao poder político de Portugal. Isso está incorreto. A pedagogia apresentada pelos jesuítas interessava sim ao poder político de Portugal, pois contribuía para a dominação e controle das populações indígenas. Portanto, a alternativa correta é: "I, apenas."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais