Logo Passei Direto
Buscar
04. Assinale a alternativa correta sobre a teoria da ubiquidade utilizada no Direito Penal e que trata do lugar do crime.
A) Considera-se praticado o delito no local no qual se produziu ou deveria ter sido produzida a ação, ainda que tenha sido outro o lugar do resultado.
B) O lugar do crime é aquele onde o resultado se verificou, pouco importando o lugar no qual a ação ou omissão se deu.
C) O lugar do crime é aquele no qual se realizou a ação ou a omissão, tanto quanto o lugar onde se realizou ou deveria ter sido realizado o resultado.
D) O lugar do crime é aquele onde o agente é capturado em razão da prática do fato tipificado como infração penal.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta sobre a teoria da ubiquidade utilizada no Direito Penal e que trata do lugar do crime é a seguinte: C) O lugar do crime é aquele no qual se realizou a ação ou a omissão, tanto quanto o lugar onde se realizou ou deveria ter sido realizado o resultado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

05. Segundo o Código Penal Brasileiro, nos dispositivos da parte geral que disciplinam a aplicação da lei penal sobre tempo e lugar dos crimes, assinale a alternativa correta.
A) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte.
B) Nos delitos dolosos, considera-se praticado o crime tão somente no momento da ação.
C) Considera-se praticado o crime no momento da omissão, contanto que seja o mesmo momento do resultado.
D) Considera-se praticado o crime no lugar apenas onde se produziu o resultado.
E) Nos crimes tentados, o lugar do crime não abrange aquele em que se desenvolveram os atos executórios, mas tão somente abrange aquele em que deveria produzir-se o resultado.

06. Sobre o lugar do crime, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu:
A) a ação ou a omissão, salvo se fora do território nacional.
B) ou não, a omissão, no todo ou em parte.
C) ou não, a ação, no todo ou em parte, bem como onde deveria, ou não, se produzir o resultado.
D) a ação ou a omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu, ou deveria produzir-se, o resultado.
E) a omissão, salvo se praticado em aeronave ou embarcação brasileira.

08. Acerca da aplicação da lei penal, assinale a opção correta.
A) Não ficarão sujeitos à lei brasileira, quando cometidos no estrangeiro, os delitos praticados contra a administração pública por quem está a seu serviço.
B) Consideram-se como extensão do território brasileiro as embarcações e aeronaves brasileiras de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem.
C) A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente se aplicará aos fatos anteriores, desde que estes não sejam abarcados por sentença condenatória transitada em julgado.
D) No caso do crime de extorsão mediante sequestro, se, durante o período em que a vítima se encontre sob o poder dos sequestradores, passar a viger norma penal que preveja majoração da pena, será aplicada a lei penal anterior, mais favorável aos autores.
E) Considerar-se-á praticado o crime no lugar em que ocorrer a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produzir ou deveria se produzir o resultado.

09. O artigo 6° do Código Penal dispõe que "considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado." No aludido artigo, foi adotada a teoria da:
A) territorialidade.
B) extraterritorialidade.
C) atividade.
D) ubiquidade.
E) anterioridade.

10. Carlos, brasileiro em visita ao Paraguai, após uma discussão com um comerciante local, vem a ser baleado. Ferido, consegue voltar para o Brasil, onde recebe socorro e assim sobrevive. A alternativa que indica se a lei penal brasileira poderá ou não ser aplicada ao caso é:
A) não, pois a ação se deu no território de outro país.
B) sim, pois se trata de caso de extraterritorialidade da lei penal.
C) sim, pois o resultado, caso ocorresse, teria se dado em território nacional.
D) não, pois a lei penal brasileira poderá ser aplicada se o agressor ingressar no Brasil.
E) não, pois a lei penal brasileira seria aplicável se Carlos tivesse morrido em solo pátrio.

Acerca da aplicação da lei penal, assinale a opção correta.

e) Considerar-se-á praticado o crime no lugar em que ocorrer a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produzir ou deveria se produzir o resultado. (CORRETA). Com base na regra do art. 6º do CP, a lei adotou a teoria mista (ubiquidade), ou seja, o lugar do crime é tanto aquele em que foi praticada a conduta (ação ou omissão) quanto aquele em que se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
a) Não ficarão sujeitos à lei brasileira, quando cometidos no estrangeiro, os delitos praticados contra a administração pública por quem está a seu serviço. (ERRADA). Na verdade, ficarão sujeitos à lei brasileira, embora praticados no estrangeiro, os delitos cometidos contra a administração pública por quem está a seu serviço, conforme previsão do art. 7º, inciso I, alínea c, do CP.
b) Consideram-se como extensão do território brasileiro as embarcações e aeronaves brasileiras de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem. (ERRADA). Em realidade, as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar, a teor do art. 5º, § 1º, do CP.
c) A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente se aplicará aos fatos anteriores, desde que estes não sejam abarcados por sentença condenatória transitada em julgado. (ERRADA). Irá favorecer o agente ainda que haja sentença condenatória transitada em julgado, em compasso com o art. 2º, parágrafo único, do CP.
d) No caso do crime de extorsão mediante sequestro, se, durante o período em que a vítima se encontre sob o poder dos sequestradores, passar a viger norma penal que preveja majoração da pena, será aplicada a lei penal anterior, mais favorável aos autores. (ERRADA). Na hipótese de delito de extorsão mediante sequestro (crime permanente), ainda que a conduta criminosa tenha se iniciado durante a vigência de uma lei (mais favorável aos agentes), e prossiga durante o império de outra, será aplicada a lei nova, ainda que mais severa (gravosa) aos autores do crime, como define a súmula 711 do STF.
GABARITO: LETRA E.

Mais conteúdos dessa disciplina