Buscar

Os estudos observacionais são conduzidos em tempo real e geralmente incluem observações de um grande número de pessoas em um determinado período. E...

Os estudos observacionais são conduzidos em tempo real e geralmente incluem observações de um grande número de pessoas em um determinado período. Elaborado pelo professor, 2023. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Nos estudos de caso-controle são pesquisados os fatores de risco associados às doenças raras. A estrutura do estudo consiste na formação de dois grupos: um com a doença e outro sem. O grupo formado pelas pessoas que não possuem a doença é conhecido como grupo de referência. PORQUE II. Em relação à origem dos dados, os estudos caso-controle podem ser classificados como retrospectivo, quando usam os dados existentes de prevalência, ou prospectivo quando utilizam a incidência. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Nos estudos de caso-controle são pesquisados os fatores de risco associados às doenças raras. A estrutura do estudo consiste na formação de dois grupos: um com a doença e outro sem. O grupo formado pelas pessoas que não possuem a doença é conhecido como grupo de referência.
II. Em relação à origem dos dados, os estudos caso-controle podem ser classificados como retrospectivo, quando usam os dados existentes de prevalência, ou prospectivo quando utilizam a incidência.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa pergunta também está no material:

bioestatistica 3
9 pág.

Bioestatistica e Epidemologia UniCesumarUniCesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as asserções apresentadas, a asserção I é verdadeira, pois nos estudos de caso-controle são pesquisados os fatores de risco associados às doenças, e a estrutura do estudo consiste na formação de dois grupos: um com a doença e outro sem, sendo este último conhecido como grupo de referência. Já a asserção II também é verdadeira, pois os estudos caso-controle podem ser classificados como retrospectivos, quando usam dados existentes de prevalência, ou prospectivos, quando utilizam a incidência. Portanto, a opção correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais