Buscar

Assinale a alternativa IMPROCEDENTE em relação ao conto No manantial, de Simões Lopes Neto. A. A especificidade do discurso do narrador, que sente ...

Assinale a alternativa IMPROCEDENTE em relação ao conto No manantial, de Simões Lopes Neto.
A. A especificidade do discurso do narrador, que sente verdadeiro prazer em falar, é o tom oral, com um tipo de linguagem espontânea, próxima da fala.
B. Como um viajante ancestral, Blau Nunes, ao mesmo tempo em que conduz o cavalo e a narrativa, resgata o passado de um “tipo regional”, característico do sul do Brasil.
C. Para reiterar a ideia da antiga tragédia acontecida no manantial, o narrador afirma que, ainda hoje, o pântano atrai forças misteriosas, ligadas a poderes de vida e de morte.
D. A história de amor entre Maria Altina e Blau Nunes, o narrador, impossibilitada pelo desejo obcecado e sanguinário de Chicão, constitui o objeto principal da narrativa.
E. A tragédia que envolve a narrativa é antecipada pela superstição folclórica, mediante o comportamento inusitado de certos bichos: pica-paus, cachorros, borboleta preta.

Essa pergunta também está no material:

4
33 pág.

Vestibular Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A. A especificidade do discurso do narrador, que sente verdadeiro prazer em falar, é o tom oral, com um tipo de linguagem espontânea, próxima da fala. - Esta afirmação está de acordo com o conto "No Manantial". B. Como um viajante ancestral, Blau Nunes, ao mesmo tempo em que conduz o cavalo e a narrativa, resgata o passado de um “tipo regional”, característico do sul do Brasil. - Esta afirmação está de acordo com o conto "No Manantial". C. Para reiterar a ideia da antiga tragédia acontecida no manantial, o narrador afirma que, ainda hoje, o pântano atrai forças misteriosas, ligadas a poderes de vida e de morte. - Esta afirmação está de acordo com o conto "No Manantial". D. A história de amor entre Maria Altina e Blau Nunes, o narrador, impossibilitada pelo desejo obcecado e sanguinário de Chicão, constitui o objeto principal da narrativa. - Esta afirmação está incorreta, pois o objeto principal da narrativa não é a história de amor entre Maria Altina e Blau Nunes. E. A tragédia que envolve a narrativa é antecipada pela superstição folclórica, mediante o comportamento inusitado de certos bichos: pica-paus, cachorros, borboleta preta. - Esta afirmação está de acordo com o conto "No Manantial". Portanto, a alternativa incorreta é a letra D.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina