Buscar

Porque no tratamento para Parkinson as drogas l-dopa e carbidopa são associadas? Qual a relação farmacodinâmica entre estas substâncias?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A associação entre a l-dopa e a carbidopa no tratamento da doença de Parkinson ocorre porque a l-dopa é rapidamente metabolizada em dopamina no organismo, mas a dopamina não consegue atravessar a barreira hematoencefálica para chegar ao cérebro e exercer sua ação terapêutica. Já a carbidopa é uma substância que inibe a ação de uma enzima chamada dopa-descarboxilase, que converte a l-dopa em dopamina fora do cérebro. Dessa forma, a carbidopa ajuda a aumentar a quantidade de l-dopa que chega ao cérebro, onde é convertida em dopamina e exerce sua ação terapêutica. A associação entre essas duas substâncias permite que se utilize uma dose menor de l-dopa, reduzindo os efeitos colaterais associados ao seu uso.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais