Buscar

A Hidrostática é a parte da Física que estuda os líquidos em equilíbrio. Por conta da interação constante entre líquidos e gases, em particular com...

A Hidrostática é a parte da Física que estuda os líquidos em equilíbrio. Por conta da interação constante entre líquidos e gases, em particular com os gases da atmosfera, tópicos como pressão e densidade são essenciais.


Fonte: ANDRADE, L. R. A. Física geral e experimental I. Maringá: UniCesumar, 2019. p. 282

 

Um engenheiro naval está projetando um submarino para operações em diferentes profundidades do oceano. Durante os testes, ele observa o comportamento do submarino em relação às variações de pressão e profundidade. Com base nas teorias de Princípio de Arquimedes, Teorema de Stevin e Experiência de Torricelli, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

Alternativas


Alternativa 1:


O submarino afundará mais facilmente em regiões de maior pressão, de acordo com o Princípio de Arquimedes.


Alternativa 2:


O submarino experimentará maior pressão em maiores profundidades, conforme indicado pelo Teorema de Stevin.


Alternativa 3:


O submarino terá menor flutuabilidade em regiões com pressão atmosférica elevada, contrariando o Teorema de Stevin.


Alternativa 4:


A quantidade de água deslocada pelo submarino será maior em maiores profundidades, conforme o Princípio de Arquimedes.


Alternativa 5:


A velocidade de ascensão ou descida do submarino será afetada pela densidade da água, seguindo a Experiência de Torricelli.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: 1) O submarino afundará mais facilmente em regiões de maior pressão, de acordo com o Princípio de Arquimedes. - Esta alternativa está incorreta. O Princípio de Arquimedes afirma que um corpo imerso em um fluido sofre uma força de empuxo igual ao peso do fluido deslocado, não estando diretamente relacionado à pressão. 2) O submarino experimentará maior pressão em maiores profundidades, conforme indicado pelo Teorema de Stevin. - Esta alternativa está incorreta. O Teorema de Stevin relaciona a pressão em um fluido com a profundidade, mas não se aplica diretamente ao submarino. 3) O submarino terá menor flutuabilidade em regiões com pressão atmosférica elevada, contrariando o Teorema de Stevin. - Esta alternativa está incorreta. A flutuabilidade de um objeto submerso não está diretamente relacionada à pressão atmosférica, mas sim à diferença de densidade entre o objeto e o fluido. 4) A quantidade de água deslocada pelo submarino será maior em maiores profundidades, conforme o Princípio de Arquimedes. - Esta alternativa está correta. O Princípio de Arquimedes afirma que um corpo imerso em um fluido sofre uma força de empuxo igual ao peso do fluido deslocado, o que implica que a quantidade de água deslocada pelo submarino será maior em maiores profundidades. 5) A velocidade de ascensão ou descida do submarino será afetada pela densidade da água, seguindo a Experiência de Torricelli. - Esta alternativa está incorreta. A Experiência de Torricelli está relacionada à velocidade de escoamento de um líquido por um orifício, não à velocidade de ascensão ou descida de um submarino. Portanto, a alternativa correta é a 4) A quantidade de água deslocada pelo submarino será maior em maiores profundidades, conforme o Princípio de Arquimedes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais