Buscar

A Hidrostática é a parte da Física que estuda os líquidos em equilíbrio. Por conta da interação constante entre líquidos e gases, em particular com...

A Hidrostática é a parte da Física que estuda os líquidos em equilíbrio. Por conta da interação constante entre líquidos e gases, em particular com os gases da atmosfera, é possível compreender com a hidrostática sobre muitos assuntos do cotidiano, em especial os de pressão e de densidade, aos gases.


ANDRADE, Luís Ricardo Arruda de. Física Geral e Experimental I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.

 

Sobre empuxo e hidrostática, considere 3 cubos de mesmo volume e materiais diferentes: ferro, gelo e chumbo, em um recipiente contendo água e óleo:

 

- Densidade da água = 1 g/cm³

- Densidade do óleo = 0,8 g/cm³

- Densidade do ferro = 7,85 g/cm³

- Densidade do gelo = 0,9 g/cm³

- Densidade do chumbo = 11,30 g/cm³

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hidrostática é a parte da Física que estuda os líquidos em equilíbrio, incluindo a interação entre líquidos e gases. Ela nos permite compreender diversos fenômenos do cotidiano, como pressão e densidade dos gases. No caso dos cubos de ferro, gelo e chumbo em um recipiente com água e óleo, o empuxo atuando sobre cada cubo será determinado pela diferença entre a densidade do cubo e a densidade do líquido em que ele está imerso. O cubo de ferro, por exemplo, terá um empuxo menor do que seu peso, pois sua densidade é maior do que a da água. Já o cubo de gelo terá um empuxo maior do que seu peso, pois sua densidade é menor do que a da água. O cubo de chumbo, por sua vez, terá um empuxo igual ao seu peso, pois sua densidade é igual à do óleo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais