Buscar

Quanto à organização dos símbolos propostos para anotar consoantes no Alfabeto Fonético Internacional (IPA), assinale a alternativa correta. a) El...

Quanto à organização dos símbolos propostos para anotar consoantes no Alfabeto Fonético Internacional (IPA), assinale a alternativa correta.

a) Ela dispõe as informações sobre modo de articulação nas colunas do quadro de consoantes. Dispõe nas linhas as informações sobre ponto de articulação. E a sonoridade da consoante é sinalizada por um diacrítico subscrito ao símbolo que anota o som, disposto em um outro quadro.
b) Ela deixa de captar semelhanças entre consoantes e vogais, como a que acontece entre a aproximante palatal e a vogal [i], que são articuladas no mesmo ponto do trato. Por isso, o IPA não é um bom sistema para anotar fenômenos fonológicos que envolvem a substituição de uma consoante por uma vogal.
c) Ela necessita de um aprimoramento porque, como pretende oferecer um símbolo para anotar cada som da fala, o IPA deveria ter muitos símbolos adicionais. Da maneira como é elaborado, não se captam nuances da produção dos sons da fala, como a gradiência envolvida na pronúncia dos sons.
d) A organização não é muito clara porque, ao mesmo tempo em que temos células do quadro preenchidas com dois símbolos, temos células ou parte delas em branco. Temos outras células, ou partes delas, sombreadas. Isso confunde o usuário e dificulta a utilização da ferramenta.
e) Ela dispõe as informações sobre o modo de articulação nas linhas do quadro de consoantes. Dispõe nas colunas as informações sobre ponto de articulação. E, dentro de uma célula, dispõe à esquerda o símbolo correspondente a uma consoante desvozeada e, à direita, o símbolo correspondente a uma consoante vozeada.

Essa pergunta também está no material:

FONÉTICA E FONOLOGIA prova presencial
6 pág.

Letras - Português Inglês - Língua e Literatura - Análise Faculdade São LuizFaculdade São Luiz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa correta é: a) Ela dispõe as informações sobre modo de articulação nas colunas do quadro de consoantes. Dispõe nas linhas as informações sobre ponto de articulação. E a sonoridade da consoante é sinalizada por um diacrítico subscrito ao símbolo que anota o som, disposto em um outro quadro.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais