Buscar

Um professor que leu o texto do professor Marcos Bagno, propôs a uma turma de 5º ano uma análise da letra de música como sendo uma variação linguís...

Um professor que leu o texto do professor Marcos Bagno, propôs a uma turma de 5º ano uma análise da letra de música como sendo uma variação linguística do português e solicitou sua reescrita no português padrão. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

a) indicou que, na letra da música, há muitas palavras incorretas. Caso não fosse feito o trabalho de reescrita, os alunos poderiam aceitá-la como correta porque se trata de um artista famoso.
b) percebeu que os erros de concordância presentes na música são comuns nas classes populares; por isso, usá-la é adequado porque ela se aproxima do falar dos alunos.
c) verificou que a intenção lúdica, artística ou estética a que se refere o professor Marcos Bagno não se aplica à letra da música; portanto, está correto o encaminhamento pedagógico do professor.
d) fez uma avaliação incorreta, segundo o texto 1, do que seja variação linguística e supervalorizou o padrão culto em detrimento de outra variante.
e) sabe que Adoniran Barbosa é paulista e que a variante linguística em que ele escreve é típica do interior do estado de São Paulo.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos da linguística aplicada (1)
9 pág.

Fundamentos de Linguística Aplicada Centro Universitário da Grande DouradosCentro Universitário da Grande Dourados

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) fez uma avaliação incorreta, segundo o texto 1, do que seja variação linguística e supervalorizou o padrão culto em detrimento de outra variante. Isso porque o professor Marcos Bagno propõe uma visão mais ampla e inclusiva das variações linguísticas, enquanto o professor em questão parece ter uma visão mais restrita e valoriza apenas o padrão culto em detrimento de outras variantes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais