Buscar

Acerca do conceito, objeto e dos modelos teóricos da linguística, é correto o que se afirma em: a) O laço que une o significante ao significado é ...

Acerca do conceito, objeto e dos modelos teóricos da linguística, é correto o que se afirma em:

a) O laço que une o significante ao significado é arbitrário, convencional e imotivado, sendo a língua um sistema formado de unidades abstratas e convencionais.
b) Para Saussure, duas distinções são importantes dentro dos estudos linguísticos: a primeira é entre língua (um sistema concreto , um fato individual , geral, virtual) e fala (a realização abstrata da língua pelo sujeito falante, sendo circunstancial e invariável, sistemática).
c) A distinção entre sincronia (o estado de sucessão do sistema da língua) e diacronia (estado atual de diferentes estados da língua em evolução) merece destaque na Linguística, que teve nos conceitos de língua, valor e sintagma a sua base institucional como ciência .
d) Como áreas da Linguística temos a Linguística Primeira , Análise da verbalidade, Análise do Discurso, História das Ideias geográficas e Dialetos Sociais.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos da linguística aplicada (1)
9 pág.

Fundamentos de Linguística Aplicada Centro Universitário da Grande DouradosCentro Universitário da Grande Dourados

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) O laço que une o significante ao significado é arbitrário, convencional e imotivado, sendo a língua um sistema formado de unidades abstratas e convencionais. - Esta afirmação está correta, pois representa o conceito de arbitrariedade do signo linguístico, conforme proposto por Saussure. b) Para Saussure, duas distinções são importantes dentro dos estudos linguísticos: a primeira é entre língua (um sistema concreto , um fato individual , geral, virtual) e fala (a realização abstrata da língua pelo sujeito falante, sendo circunstancial e invariável, sistemática). - Esta afirmação está incorreta, pois a definição apresentada não condiz com a distinção proposta por Saussure entre língua e fala. c) A distinção entre sincronia (o estado de sucessão do sistema da língua) e diacronia (estado atual de diferentes estados da língua em evolução) merece destaque na Linguística, que teve nos conceitos de língua, valor e sintagma a sua base institucional como ciência. - Esta afirmação está incorreta, pois a definição apresentada não condiz com a distinção entre sincronia e diacronia proposta por Saussure. d) Como áreas da Linguística temos a Linguística Primeira , Análise da verbalidade, Análise do Discurso, História das Ideias geográficas e Dialetos Sociais. - Esta afirmação está incorreta, pois não representa corretamente as áreas da Linguística. Portanto, a alternativa correta é a letra "a".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais