Buscar

Assunto: Terceirização trabalhista 1. (FCC/PGE-GO/PROCURADOR DO ESTADO/2021) Minerva foi dispensada um dia após o término do contrato entre a gestã...

Assunto: Terceirização trabalhista
1. (FCC/PGE-GO/PROCURADOR DO ESTADO/2021) Minerva foi dispensada um dia após o término do contrato entre a gestão municipal e a sua empregadora, Thebas Serviços de Ensino, uma organização social que prestava serviços educacionais ao ente público. Ajuizou ação trabalhista postulando salários atrasados, depósitos no FGTS, verbas rescisórias e férias vencidas em dobro. Neste caso, nos termos de súmula do Tribunal Superior do Trabalho, a Justiça do Trabalho tem entendido que a responsabilidade pelo pagamento destas verbas é
a. na proporção de 50% entre a empresa Thebas e o município, porque houve terceirização de atividade educacional essencial do ente municipal, conforme previsão constitucional segundo a qual as pessoas de direito público responderão pelos danos que seus agentes causarem.
b. da empresa Thebas, com responsabilidade subsidiária do município se não houve fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora, em razão da conduta culposa do tomador dos serviços no cumprimento das obrigações da Lei n. 8.666/1993.
c. apenas da organização social que era a real empregadora de Minerva, sendo que o município somente responderia se não fosse formalizado contrato entre a gestão municipal e a empresa Thebas.
d. solidária entre a empresa Thebas e a municipalidade, visto que foi terceirizado um serviço essencial do município, que é a educação, conforme entendimento sumulado do TST e lei de terceirização.
e. apenas da empresa Thebas, em razão da previsão da lei que normatiza licitações e contratos (Lei n. 8.666/1993), segundo a qual a inadimplência do contratado não transfere ao ente público os encargos trabalhistas, independentemente de fiscalização ou não.
Letra b.

Essa pergunta também está no material:

E-Book-2-Rodada-de-Questoes-Direito-do-Trabalho-e-Processo-do-Trabalho-para-os-TRTs-Professora-Maria-Rafaela
23 pág.

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Faculdade Maurício de Nassau de TeresinaFaculdade Maurício de Nassau de Teresina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b. A empresa Thebas tem a responsabilidade principal, mas o município pode ser responsabilizado subsidiariamente se não houve fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora, de acordo com a Lei n. 8.666/1993.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais