Buscar

“A República é, sem qualquer dúvida, uma obra essencialmente imbuída de preocupações políticas – reflete-se sobre o conceito de justiça, de polis j...

“A República é, sem qualquer dúvida, uma obra essencialmente imbuída de preocupações políticas – reflete-se sobre o conceito de justiça, de polis justa – mas não se pode deixar de considerar que a educação política para constituir a cidade é o tema correlativo e igualmente importante. A polis, a sua educação, a arte, a poesia, todos esses elementos só podem ser compreendidos e integrados a partir da compreensão ontológica e gnosiológica do platonismo cuja base é a já conhecida teoria das ideias”.

 

Fonte: ABREU, Waldir Ferreira e OLIVEIRA, Damião Bezerra. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 1, p. 209, jan./mar. 2015.

 

Seguindo a reflexão dos autores sobre Platão, verifique as proposições abaixo e depois assinale as alternativas corretas:

( ) Segundo Platão, a educação não deve ser provida pelo Estado ou pólis.

( ) Existem apenas duas qualidades para o cidadão da república hipotética platônica, a temperança e a sabedoria.

( ) Para Platão, a educação tem um papel essencial na formação do cidadão da república platônica.

( ) Para Platão, a educação é um dos principais critérios para avaliar qual o papel que cada cidadão poderá desempenhar dentro da república platônica.

a.

V, F, F, F.

b.

F, V, V, V.

c.

F, F, V, V.

d.

V, V, F, F.

e.

V, F V, F.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais