Buscar

Reconhecerás também, espero, que na lei temporal dos homens nada existe de justo e legítimo que não tenha sido tirado da lei eterna. Assim, no menc...

Reconhecerás também, espero, que na lei temporal dos homens nada existe de justo e legítimo que não tenha sido tirado da lei eterna. Assim, no mencionado exemplo do povo que, às vezes, tem justamente o direito de eleger seus magistrados e, às vezes, não menos justamente, não goza mais desse direito, a justiça dessas diversidades temporais procede da lei eterna, conforme a qual é sempre justo que um povo sensato eleja seus governantes e que um povo irresponsável não o possa”.

 

Fonte: AGOSTINHO. O Livre-Arbítrio (De Libero Arbitrio). Tradução de Nair Assis de Oliveira. São Paulo - SP, Editora Paulus, 1995, p. 25.

 

De acordo com o posicionamento do autor, avalie as alternativas abaixo e assinale a asserção correta:

 

( ) A lei temporal deve ser preservada, independentemente da lei eterna.

( ) Os preceitos que constituem a lei eterna são o único modo de se garantir a beatitude pelo exercício livre da vontade.

( ) A lei temporal deve ditar a lei divina.

( ) A questão da liberdade não é pertinente ao debate da lei eterna e da lei temporal.

a.

F, F, V, V.

b.

F, V, V, F.

c.

V, F, F, F.

d.

F, F, V, F.

e.

F, V, F, V.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais