Buscar

Texto I [...] O modelo Biomédico institui a compreensão de fenômenos da saúde ligados a partir de uma explicação biológica dos fatos. Desde o final...

Texto I

[...] O modelo Biomédico institui a compreensão de fenômenos da saúde ligados a partir de uma explicação biológica dos fatos. Desde o final do século 14, com o início do renascimento, supõem-se que tal modelo foi instituído com uma mudança na forma de curar pessoas doentes para o estudo da doença. Nesse caso, tal modelo tem como cerne a doença e possui como lógica universal a unicausalidade. Nesse sentido, a determinação do adoecer se dá na presença de um distúrbio pelo seu agente causador, classificando o indivíduo como saudável ou não a depender da presença ou ausência do autor biológico [...]


Texto II

Há 50 anos [...] a principal causa de mortes entre os brasileiros eram as doenças infectocontagiosas. Elas atingiam principalmente as crianças, mas também os idosos.

As mais prevalentes eram as infecções intestinais e as broncopneumonias nos mais novos e as infecções pulmonares nas pessoas mais velhas.

Esse perfil epidemiológico de mortalidade mudou no decorrer do tempo, com o desenvolvimento e a popularização das vacinasLinks to an external site.

, o avanço no tratamento da água e do esgoto e a descoberta de novos medicamentos.

Fonte: NATALINI, G. A saúde dos idosos é uma pauta urgente para o Brasil. Veja Saúde, 27 mai. 2022. Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/a-saude-dos-idosos-e-uma-pauta-urgente-para-o-brasil/

 

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos sobre o conceito do Modelo Biomédico, avalie as afirmações abaixo:

I. O Modelo Biomédico preocupa-se em compreender as formas de viver das pessoas e o quanto que influenciam no processo saúde-doença.

II. O Renascimento e o Iluminismo foram momentos históricos em que se buscou compreender o funcionamento do corpo humano de forma similar a uma máquina.

III. A centralidade do Modelo Biomédico é a adoção de condutas pautadas no manejo das doenças.

IV. A compreensão sobre os fatores de risco faz parte da unicausalidade sustentando o Modelo Biomédico.

É correto o que se afirma apenas em:

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais