Buscar

No século XVIII, na Pedagogia, destacam-se alguns teóricos. Destacaremos aqui Rousseau, pensador liberal, democrático, que defendia o contrato soci...

No século XVIII, na Pedagogia, destacam-se alguns teóricos. Destacaremos aqui Rousseau, pensador liberal, democrático, que defendia o contrato social consensual entre os homens para resolver o dilema da natureza humana, ou seja, como os homens nascem livres e a sociedade os corrompe, seria necessária uma ordem social com regras consensuais construídas por seus próprios agentes. Nesse sentido, defendia a democracia direta, em que o povo é soberano. Ainda sobre Rousseau, analise as afirmacoes:
Com ele o foco dirige-se ao aluno, defendendo que a criança não deveria ser encarada como um adulto em miniatura.
Cabe ao preceptor garantir que a natureza humana do aluno seja preservada e estimulada.
O educador não deve impor o conhecimento à criança nem deve deixá-la em seu puro espontaneísmo, deve equilibrar esses dois aspectos para que a criança obtenha sua autonomia.
Defendia também que somente após os 15 anos de idade, momento de posse da razão, a criança deveria receber os ensinamentos morais, inclusive o religioso, que antes disso essas ideias só serviriam como idolatria.
a) Somente I - II - III
b) Somente II - III
c) Somente III - IV
d) I - II - III - IV
e) Somente I - IV

Essa pergunta também está no material:

Av2 - História da Educação
5 pág.

Psicologia da Educação I AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações sobre Rousseau, as corretas são: I. Com ele o foco dirige-se ao aluno, defendendo que a criança não deveria ser encarada como um adulto em miniatura. II. Cabe ao preceptor garantir que a natureza humana do aluno seja preservada e estimulada. III. O educador não deve impor o conhecimento à criança nem deve deixá-la em seu puro espontaneísmo, deve equilibrar esses dois aspectos para que a criança obtenha sua autonomia. IV. Defendia também que somente após os 15 anos de idade, momento de posse da razão, a criança deveria receber os ensinamentos morais, inclusive o religioso, que antes disso essas ideias só serviriam como idolatria. Portanto, a alternativa correta é a letra "d) I - II - III - IV".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais