Buscar

A respeito do Direito Internacional Público, assinale a alternativa correta: A ONU é o órgão de centralização das relações internacionais, capaz de...

A respeito do Direito Internacional Público, assinale a alternativa correta:
A ONU é o órgão de centralização das relações internacionais, capaz de impor-se até mesmo para Estados, dotados de soberania, com superioridade.
No Direito Internacional Público os indivíduos, as empresas e as organizações da sociedade civil possuem personalidade jurídica.
Os membros da ONU, em regra, podem utilizar força militar para a resolução dos conflitos internacionais.
Conforme a jurisprudência do STF, tratados de direitos humanos anteriores à Emenda Constitucional n.º 45 possuem, no direito brasileiro, status hierárquico de norma supraconstitucional.
O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, isto é, um Estado não poderá impor-se sobre o outro.

Essa pergunta também está no material:

Simulado av1 Direito Internacional
3 pág.

Direito Internacional Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) A ONU é o órgão de centralização das relações internacionais, capaz de impor-se até mesmo para Estados, dotados de soberania, com superioridade. - Esta alternativa está incorreta. A ONU não tem o poder de impor-se sobre Estados soberanos de forma superior. B) No Direito Internacional Público os indivíduos, as empresas e as organizações da sociedade civil possuem personalidade jurídica. - Esta alternativa está incorreta. No Direito Internacional Público, a personalidade jurídica é atribuída apenas aos Estados e organizações internacionais. C) Os membros da ONU, em regra, podem utilizar força militar para a resolução dos conflitos internacionais. - Esta alternativa está incorreta. A Carta da ONU restringe o uso da força, permitindo-o apenas em casos de legítima defesa coletiva ou autorização do Conselho de Segurança. D) Conforme a jurisprudência do STF, tratados de direitos humanos anteriores à Emenda Constitucional n.º 45 possuem, no direito brasileiro, status hierárquico de norma supraconstitucional. - Esta alternativa está correta. Tratados de direitos humanos anteriores à Emenda Constitucional n.º 45 possuem status hierárquico de norma supraconstitucional no direito brasileiro. E) O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, isto é, um Estado não poderá impor-se sobre o outro. - Esta alternativa está correta. O Direito Internacional respeita a soberania dos Estados, não permitindo a imposição de um Estado sobre o outro. Portanto, as alternativas corretas são D) e E).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais