Buscar

tenha necessidade imediata dos recursos e não esteja disposto a esperar o prazo de carência, pode existir a possibilidade de pagamento de uma taxa ...

tenha necessidade imediata dos recursos e não esteja disposto a esperar o prazo de carência, pode existir a possibilidade de pagamento de uma taxa ou da perda da rentabilidade acumulada no período.

8. D. Justificativa: Considerando que o dia “D” é o dia da solicitação do resgate, para este exemplo, o cálculo do valor das cotas é realizado no mesmo dia da solicitação (conversão em D+0).
9. B. Justificativa: Considerando que o dia “D” é o dia da solicitação do resgate, para este exemplo, o pagamento do resgate é realizado três dias úteis após a data de solicitação do resgate (D+3).
10. A. Justificativa: Considerando que o dia “D” é o dia da solicitação do resgate, para este exemplo, o cálculo do valor das cotas é realizado no dia seguinte da solicitação (conversão em D+1).
11. B. Justificativa: Para atender às solicitações de resgate em um fundo de investimento, o gestor deve vender ativos do Fundo.
12. C. Justificativa: Nos fundos fechados é necessário transacionar a cota com outro investidor, caso exista o desejo de transformar as cotas em recursos financeiros. Isso normalmente ocorre em uma bolsa de valores. 328
13. C. Justificativa: Investir em fundos permite a diversificação de ativos com uma aplicação baixa, pois o fundo reúne recursos de vários cotistas e negocia grandes volumes no mercado.
14. D. Justificativa: Num fundo com vários ativos, ao se somar os retornos e se avaliar o risco, será obtido um valor para o risco menor do que as somas dos riscos individuais dos ativos.
15. A. Justificativa: A liquidez é um aspecto positivo dos fundos de investimento, pois ela permite o resgate (fundo aberto) ou a negociação da cota (fundo fechado) diariamente.
16. C. Justificativa: Investir em fundos permite a equidade no tratamento dos cotistas.
17. D. Justificativa: Liquidez é a facilidade de vender um ativo a um preço justo. Em fundos de investimento, a liquidez é um reflexo direto dos prazos de conversão de cota e pagamento do resgate.
18. A. Justificativa: A afirmativa I está correta, pois fundos de investimento são considerados “comunhão de recursos” e constituídos com o objetivo de promover a aplicação coletiva dos recursos de seus participantes – cotistas. Dessa forma, funcionam como um veículo que tem a finalidade de captar e investir recursos no mercado financeiro, com vantagens, sobretudo, para o pequeno investidor individual. As afirmacoes II e II estão erradas, pois não pode se ter a garantia de que a rentabilidade do fundo será superior ao investimento individual, nem a rentabilidade dos títulos é dividida entre os investidores.
19. B. Justificativa: O gestor ativo procura obter para o fundo uma rentabilidade superior ao seu índice de referência.
20. C. Justificativa: Ao contrário do gestor ativo, o gestor passivo procura replicar a composição de um determinado índice de referência para o fundo para que a performance do fundo seja a mais próxima possível.
21. A. Justificativa: A cobrança de taxa de administração, ao reduzir a rentabilidade de um fundo, dificulta a replicação exata da performance de um índice de referência.
22. B. Justificativa: Marcação a mercado é o ato de atualizar o valor dos ativos dos fundos para o valor do dia.
23. D. Justificativa: Uma diferença dos fundos alavancados é a utilização de operações com derivativos.
24. A. Justificativa: Os fundos alavancados investem em derivativos com o objetivo de obter maior lucro, mas existe possibilidade de perda superior ao patrimônio do fundo 329
25. D. Justificativa: A taxa de administração de um fundo é o valor cobrado pela instituição financeira que administra o fundo para pagar por todos os serviços.
26. C. Justificativa: A taxa de administração é uma taxa fixa expressa em percentual ao ano, calculada e deduzida diariamente do valor da cota dos fundos de investimento.
27. A. Justificativa: A taxa de performance é a taxa que pode ser cobrada dos cotistas somente quando a rentabilidade do fundo supera a de um indicador de referência.
28. C. Justificativa: Em um fundo de ações, o investimento deve ser ao menos 67% da carteira em ações, cotas de fundos de ações e outros títulos negociados em bolsa, como os BDRs, de empresas estrangeiras.
29. A. Justificativa: Os fundos de Renda Fixa aplicam uma parcela significativa de seu patrimônio (mínimo 80%) em títulos de renda fixa prefixados ou pós-fixados.
30. C. Justificativa: O fundo Cambial deve manter, no mínimo, 80% de seu patrimônio investido em ativos que sejam relacionados, diretamente ou indiretamente (via derivativos), à variação de preços de uma moeda estrangeira.
31. B. Justificativa: Para fins de tributação, os fundos de curto prazo têm prazo médio da carteira de títulos menor ou igual a 365 dias.
32. A. Justificativa: Nos fundos de Renda Fixa de longo prazo, o come cotas é aplicado semestralmente pela alíquota de 15%.
33. C. Justificativa: Nos fundos de Renda Fixa de curto prazo, o come cotas é aplicado semestralmente a alíquota de 20%.
34. A. Justificativa: Nos fundos de ações não há incidência de IR na forma de come cotas.
35. C. Justificativa: A responsabilidade pelo recolhimento de IOF em um fundo de investimento é do administrador do fundo.

Essa pergunta também está no material:

APOSTILA CPA20 TOPINVEST V3_2019-2
389 pág.

Cpa- Certificação Anbima

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você tem que criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais