Buscar

Um dos marcos do feminismo no século XX foi a publicação do livro “O Segundo Sexo”, em 1949, por Simone de Beauvoir. O livro se transformou em refe...

Um dos marcos do feminismo no século XX foi a publicação do livro “O Segundo Sexo”, em 1949, por Simone de Beauvoir. O livro se transformou em referência. Somente no idioma francês vendeu mais de um milhão e meio de cópias. A mulher, segundo Beauvoir, era resultado de uma elaboração cultural e histórica a partir de uma alteridade masculina, isto é, que essas estruturas de alteridade envolvem relações entre homens e entre grupos de homens, que são de natureza simétrica, já que todo sujeito se opõe a outro e é também outro para ele. Já no caso das relações entre homens e mulheres não há simetria. Qual é a frase célebre que Simone de Beauvoir citou para descrever a oposição assimétrica da dualidade de sexos, em que o termo masculino é ao mesmo tempo um termo positivo e o termo neutro, enquanto o termo feminino é apenas negativo?

a. “Se nasce mulher e deve utilizar roupas na cor rosa, pois é a cor biológica que define a forma que a fêmea humana vai ser na sociedade.”
b. “Não se nasce mulher: torna-se mulher: nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade. É o conjunto da civilização que elabora esse produto.”
c. “Quando se nasce mulher, a sociedade sabe o que é melhor para a menina; logo, devemos comprar brinquedos adequados como panelinhas, vassouras de brinquedo e roupas nas cores rosa e amarelo.”
d. As alternativas “a” e “c” estão corretas.
e. “As mulheres, pensadas como grupo social específico, carregam longa história de exclusões, privações, discriminações, opressões, todas vivenciadas da mesma forma.”

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONARIO ESTUDOS DISCIPLINARES VII
11 pág.

Estudos Diciplinares VII Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A frase célebre que Simone de Beauvoir citou para descrever a oposição assimétrica da dualidade de sexos é: b. “Não se nasce mulher: torna-se mulher: nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade. É o conjunto da civilização que elabora esse produto.”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais