Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Constituição Federal, a Seguridade Social engloba saúde, assistência social e previdência social, e objetiva a promoção do bem-estar e da justiça social. Dentre as normas jurídicas regulamentadoras estão as Leis nº 8.212 e nº 8.213, ambas editadas em 1991, bem como a Lei nº 8.742, de 1993, e a Lei Orgânica da Saúde, centralizando o seu microssistema jurídico estatal. Sobre o Direito Previdenciário, assinale a alternativa correta:
O segurado especial é aquele trabalhador rural em qualquer regime de economia, que labora em atividade rural, podendo ser incluídos os trabalhadores temporários ou não.
Na aposentadoria por idade rural, o trabalhador não precisa comprovar o efetivo exercício de atividade rural, pois é presumido, devendo, contudo, comprovar apenas o tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício.
O valor do benefício por pensão por morte a ser pago pelo INSS será de 80%, da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.
No auxílio doença, o segurado deverá comprovar a doença ou lesão por meio de perícia médica, bem como a qualidade de segurado e o período de 12 meses de contribuição (carência) antes do advento da incapacidade.
O segurado especial rural terá o direito de receber 80% do salário mínimo, nos termos do Arts. 26, III e 39, I da Lei nº 8.213/91, com relação aos benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte.
a) O segurado especial é aquele trabalhador rural em qualquer regime de economia, que labora em atividade rural, podendo ser incluídos os trabalhadores temporários ou não.
b) Na aposentadoria por idade rural, o trabalhador não precisa comprovar o efetivo exercício de atividade rural, pois é presumido, devendo, contudo, comprovar apenas o tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício.
c) O valor do benefício por pensão por morte a ser pago pelo INSS será de 80%, da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.
d) No auxílio doença, o segurado deverá comprovar a doença ou lesão por meio de perícia médica, bem como a qualidade de segurado e o período de 12 meses de contribuição (carência) antes do advento da incapacidade.
e) O segurado especial rural terá o direito de receber 80% do salário mínimo, nos termos do Arts. 26, III e 39, I da Lei nº 8.213/91, com relação aos benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte.
User badge image
EducaFit

há 2 anos

User badge image
EducaFit

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas: a) O segurado especial é aquele trabalhador rural em qualquer regime de economia, que labora em atividade rural, podendo ser incluídos os trabalhadores temporários ou não. Falso. O segurado especial é o trabalhador rural que exerce suas atividades em regime de economia familiar, e não abrange todos os trabalhadores rurais em qualquer regime. b) Na aposentadoria por idade rural, o trabalhador não precisa comprovar o efetivo exercício de atividade rural, pois é presumido, devendo, contudo, comprovar apenas o tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício. Verdadeiro. A legislação prevê que a atividade rural é presumida para o trabalhador que se aposenta por idade rural. c) O valor do benefício por pensão por morte a ser pago pelo INSS será de 80%, da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento. Falso. O valor da pensão por morte é de 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito, e não 80%. d) No auxílio doença, o segurado deverá comprovar a doença ou lesão por meio de perícia médica, bem como a qualidade de segurado e o período de 12 meses de contribuição (carência) antes do advento da incapacidade. Falso. O período de carência para o auxílio-doença é de 12 meses de contribuição, mas a qualidade de segurado deve ser verificada, e a perícia médica é necessária para comprovar a incapacidade. e) O segurado especial rural terá o direito de receber 80% do salário mínimo, nos termos do Arts. 26, III e 39, I da Lei nº 8.213/91, com relação aos benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte. Falso. O segurado especial rural tem direito a um benefício de um salário mínimo, e não 80% do salário mínimo. Com base na análise, a única alternativa verdadeira é a b). Portanto, a alternativa correta é: b) Na aposentadoria por idade rural, o trabalhador não precisa comprovar o efetivo exercício de atividade rural, pois é presumido, devendo, contudo, comprovar apenas o tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "b) Na aposentadoria por idade rural, o trabalhador não precisa comprovar o efetivo exercício de atividade rural, pois é presumido, devendo, contudo, comprovar apenas o tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Direito do Trabalho corresponde a Ramo didaticamente autônomo do direito, que tem por finalidade regular as relações entre o empregado e empregador. Contudo, mesmo sendo os contratos e negociações realizados entre empregado e empregador de cunho privado, a legislação e a Constituição Federal, impõe um dirigismo do Estado, ou seja, que a disposição e negociação de direitos do empregado seja limitado pela atuação do Estado. Quanto ao Direito do Trabalho, assinale a alternativa correta:
O Direito do Trabalho como um todo, visa apenas garantir os direitos do empregado, imputando ao empregador apenas deveres.
É assegurado a todos o acesso a informação e resguardado o sigilo de fonte, quando necessário ao exercício da profissão.
Trabalhador rural é aquele que é contratado para assumir uma função na atividade agrícola ou pecuária, contudo é considerado trabalhador urbano os empregados contratados para indústria em estabelecimento agrário.
A dispensa com justa causa ocorre quando o empregador dispensa o empregado sem motivo justificado, ou seja, sem culpa das partes.
As férias deverão ser contínuas, ou seja, a Lei proíbe que as férias sejam fracionadas.
a) O Direito do Trabalho como um todo, visa apenas garantir os direitos do empregado, imputando ao empregador apenas deveres.
b) É assegurado a todos o acesso a informação e resguardado o sigilo de fonte, quando necessário ao exercício da profissão.
c) Trabalhador rural é aquele que é contratado para assumir uma função na atividade agrícola ou pecuária, contudo é considerado trabalhador urbano os empregados contratados para indústria em estabelecimento agrário.
d) A dispensa com justa causa ocorre quando o empregador dispensa o empregado sem motivo justificado, ou seja, sem culpa das partes.
e) As férias deverão ser contínuas, ou seja, a Lei proíbe que as férias sejam fracionadas.

Com relação aos Princípios e Instrumentos de Defesa do Meio Ambiente, analise as afirmativas a seguir:
I. Será admitida a manutenção de atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo ou de turismo rural, sendo obrigatória a recomposição de faixa marginal, no entorno de lagos e lagoas naturais.
II. Juridicamente falando, o macrobem é tudo o que é tutelado pela Constituição Federal, e os microbens são tutelados por leis específicas.
III. A inscrição dos imóveis rurais no CAR deverá ser feita, preferencialmente, junto ao órgão ambiental federal, segundo o § 1° do Art. 29 da Lei nº 12.651/2012.
IV. A Lei de Agrotóxicos exige que os usuários de agrotóxicos efetuem a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridas. Ao não realizar o cumprimento desta obrigação, poderá ensejar uma pena de reclusão de dois a quatro anos e multa.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Para tanto, analise as afirmações:
I. Para que um Estado exista, faz-se necessária a presença de no mínimo 4 elementos: território, povo, governo e soberania.
II. Dentre as funções dos tributos, temos a extrafiscal que, tem por finalidade interferir no mercado econômico como é o caso da CIDE (contribuição de intervenção no domínio econômico) e imposto de importação.
III. O Princípio da irretroatividade corresponde a possibilidade de utilizar lei mais benéfica ou prejudicial, sancionada posteriormente ao fato gerador.
IV. Somente poderá ser exigida a contribuição de melhorias dos imóveis que foram efetivamente valorizados em razão da obra pública realizada.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina