Buscar

A respeito dos trechos apresentados, analise as afirmativas a seguir: 11. O aluno que assinala esta alternativa compreende que os compositores popu...

A respeito dos trechos apresentados, analise as afirmativas a seguir:
11. O aluno que assinala esta alternativa compreende que os compositores populares riam e divertiam-se com mudanças no contrato social implementadas pelo governo de então, mas equivoca-se ao assinalar que recebiam tais novidades com euforia pelas melhorias que poderiam trazer.
12. O uso da ironia é um marcador de distanciamento. O aluno deveria perceber que a professora escolhe usar o termo “dorme”, mostrando um conhecimento da norma-padrão, para logo em seguida repetir o termo usado pela mãe da aluna – “drome” – de maneira irônica, criando uma situação de deboche e chamando a atenção para o erro da mãe, insinuando assim que a mãe seria “menos capaz”.
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que os compositores populares riam e divertiam-se com mudanças no contrato social implementadas pelo governo de então, mas equivoca-se ao assinalar que recebiam tais novidades com euforia pelas melhorias que poderiam trazer.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as classes populares não compreendiam bem a razão das mudanças implementadas pelo governo da época, mas confunde-se ao assinalar que seus compositores se espantavam com elas, uma vez que o cronista afirma que as aceitavam, sem entendê-las bem, como parte da dinâmica da vida.
C) CORRETA. Figura fundamental da literatura carioca e brasileira, João do Rio é o autor de crônicas fundamentais para a compreensão das transformações urbanas e sociais ocorridas no Rio de Janeiro do início do século passado. O fragmento em questão descreve como essas mudanças eram recebidas pelos compositores populares de então. Segundo o cronista, esses artistas não reproduziam em suas composições a indignação de parte da população contra certas medidas ditadas pelo progresso, como a notável obrigatoriedade da vacina, epicentro de uma das revoltas mais importantes da história brasileira. Em vez disso, expressava certo sarcasmo, pois, não podendo deter o entusiasmo progressista, o vê de forma irônica e despreocupada.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as classes populares não entendiam o porquê das mudanças implementadas pelo governo de então, mas confunde-se ao assinalar que seus compositores se sentiam apreensivos com elas, pois o cronista diz explicitamente que não se preocupavam verdadeiramente com esses câmbios.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as classes populares reagiram violentamente a algumas mudanças implementadas pelo governo de então, mas confunde-se ao assinalar que os compositores oriundos desse grupo traduziam para suas canções essa indignação, já que, conforme o cronista, mostravam-se irônicos com relação a essas transformações.

Essa pergunta também está no material:

gab SOMOS 1 dia - 01-2024 wagnernamed
31 pág.

Enem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é a letra C. Ela descreve de forma precisa o conteúdo dos trechos apresentados, relacionando as mudanças urbanas e sociais ocorridas no Rio de Janeiro do início do século passado com a atitude dos compositores populares da época.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina