Logo Passei Direto
Buscar
6. A compreensão das interações intermoleculares é importante para a racionalização das propriedades físico-químicas macroscópicas, bem como para o entendimento dos processos de reconhecimento molecular que ocorrem nos sistemas biológicos. A tabela abaixo apresenta as temperaturas de ebulição (TE), para três líquidos à pressão atmosférica. Com relação aos dados apresentados na tabela acima, podemos afirmar que:
a) as interações intermoleculares presentes na acetona são mais fortes que aquelas presentes na água.
b) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na acetona.
c) dos três líquidos, a acetona é o que apresenta ligações de hidrogênio mais fortes.
d) a magnitude das interações intermoleculares é a mesma para os três líquidos.
e) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na água.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar as interações intermoleculares e as temperaturas de ebulição dos líquidos mencionados (água, acetona e etanol), precisamos considerar os tipos de interações que cada um apresenta: 1. Água (H₂O): Apresenta ligações de hidrogênio fortes devido à sua polaridade e à presença de átomos de hidrogênio ligados a oxigênio. 2. Etanol (C₂H₅OH): Também forma ligações de hidrogênio, mas não tão fortes quanto as da água, devido à presença de uma cadeia carbônica que diminui a densidade de ligações de hidrogênio. 3. Acetona (C₃H₆O): Possui interações dipolo-dipolo, mas não forma ligações de hidrogênio como a água e o etanol. Agora, vamos analisar as alternativas: a) As interações intermoleculares presentes na acetona são mais fortes que aquelas presentes na água. - FALSO, a água tem ligações de hidrogênio mais fortes. b) As interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na acetona. - FALSO, o etanol tem ligações de hidrogênio, que são mais fortes que as interações dipolo-dipolo da acetona. c) Dos três líquidos, a acetona é o que apresenta ligações de hidrogênio mais fortes. - FALSO, a água apresenta as ligações de hidrogênio mais fortes. d) A magnitude das interações intermoleculares é a mesma para os três líquidos. - FALSO, as interações variam entre os líquidos. e) As interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na água. - VERDADEIRO, pois a água tem ligações de hidrogênio mais fortes que as do etanol. Portanto, a alternativa correta é: e) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na água.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas: a) as interações intermoleculares presentes na acetona são mais fortes que aquelas presentes na água. b) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na acetona. c) dos três líquidos, a acetona é o que apresenta ligações de hidrogênio mais fortes. d) a magnitude das interações intermoleculares é a mesma para os três líquidos. e) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na água. A alternativa correta é a letra e) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais fracas que aquelas presentes na água.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

8. (UFC-1999) A temperatura normal de ebulição do propan-1-ol, CH3CH2CH2OH, é 97,2 C, enquanto o composto metoxietano, CH3CH2OCH3, de mesma composição química, entra em ebulição normal em 7,4 C. Assinale a alternativa que é compatível com esta observação experimental.
a) O mais elevado ponto de ebulição do propan-1-ol deve-se principalmente às ligações de hidrogênio.
b) O propan-1-ol e o metoxietano ocorrem no estado líquido, à temperatura ambiente.
c) Geralmente, os álcoois são mais voláteis do que os éteres, por dissociarem mais facilmente o íon H+.
d) Em valores de temperatura abaixo de 7,4 C, a pressão de vapor do metoxietano é maior do que a pressão atmosférica.
e) Em valores de temperatura entre 7,4 e 96 C, a pressão de vapor do propan-1-ol é sempre maior do que a de igual quantidade do metoxietano.

Mais conteúdos dessa disciplina