Buscar

Leia os textos a seguir: TEXTO 1 Entre os anos de 1902 a 1906, com o intuito de modernizar e controlar as epidemias, a cidade Rio de Janeiro passou...

Leia os textos a seguir:

TEXTO 1

Entre os anos de 1902 a 1906, com o intuito de modernizar e controlar as epidemias, a cidade Rio de Janeiro passou por uma profunda remodelação de seu desenho urbano, especialmente no centro e na região portuária da cidade. Diversos casarões e cortiços foram derrubados e seus moradores despejados. Na saúde pública, foi reinstaurada a obrigatoriedade de vacinação contra a varíola em todo o país. A nova lei determinou, condicionou a realização de matrículas em escolas, a autorização para viagens, a emissão de certidões de casamento e contratos de trabalho, por exemplo, a apresentação dos comprovantes de vacinação, além da imunização compulsória e da aplicação de multas para quem resistisse à vacinação.

Fonte: SEVCENKO, N. (org.). A História da Vida Privada no Brasil República: da Belle Époque à Era do Rádio. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1999.

 

TEXTO 2 

No final do século XVIII e início do XIX, o Rio de Janeiro era o centro político e comercial do país. Contudo, seu perfil era de uma cidade colonial, decadente, suja e mal provida de serviços e equipamentos urbanos. Anualmente, a cidade era atacada por epidemias de varíola, malária, febre amarela, dengue e a peste que causavam milhares de mortes, a taxa de mortalidade era superior à de natalidade. O quadro era tão alarmante que a cidade passou a ser conhecida internacionalmente como “o túmulo dos estrangeiros”, muitos navios vindos de outros países passaram a se recusar a atracar no porto carioca. Afetando a setor econômico do país.

Fonte: ESCOREL, S.; TEIXEIRA, L. A. História das políticas de saúde no Brasil de 1822 a 1963: do Império ao desenvolvimentismo populista. In: GIOVANELLA, L. (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. 2º ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. p 279-322.

 

Considerando os textos acima e o conteúdo abordado nesta disciplina, avalie as afirmações a seguir:

I. Devido à ausência de modelo sanitário para o país, diversas cidades brasileiras estavam vulneráveis as epidemias, no início do século XX.

II. O modelo de combate as epidemias, tinha um caráter eminentemente autoritário e higienista, atingindo, sobretudo, as pessoas mais pobres.

III. As medidas promovidas pelo governo objetivavam, especialmente, o saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis.

IV. Após a resolução da epidemia varíola, mencionada acima, as grandes campanhas sanitárias, modelo campanhista deixou de ser usado no Brasil.

 

É correto apenas o que se afirmar em:

 

Grupo de escolhas da pergunta



I e II.


I, II e IV.


II, III e IV.


I e III.


I, II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações em relação aos textos fornecidos, a alternativa correta é: "I e II."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais