Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

ESTÁCIO
A BNCC foi concebida com foco no desenvolvimento de competências, isto significa que as aprendizagens e os conteúdos devem contribuir para o seu desenvolvimento. Na BNCC, essas competências estão organizadas como: Competências da área de linguagem, competências do componente curricular, habilidades e atitudes específicas. Competências em valores sociais, competências nos aspectos cognitivos e competências específicas dos aspectos motores. Competências gerais, competências específicas e competências seriadas. Competência gerais, competências e habilidades e competências de área. Competências gerais, competências da área de conhecimento e competências do componente curricular.
User badge image
Marcello Reis

há 2 anos

User badge image
Marcello Reis

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas, a BNCC foi concebida com foco no desenvolvimento de competências gerais, competências da área de conhecimento e competências do componente curricular. Portanto, a alternativa correta é: Competências gerais, competências da área de conhecimento e competências do componente curricular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, é um dos direitos da criança na BNCC da educação infantil. De acordo com esse documento, a convivência favorece:
A exploração do mundo físico e natural, desenvolvendo conceitos.
O desenvolvimento cognitivo e emocional, possibilitando a compreensão do mundo.
O conhecimento do mundo dos adultos, a fim de agir com obediência às regras sociais.
A participação em jogos e atividades práticas.
A ampliação do conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Você está propondo uma aula para o 2º ano, em que as práticas corporais são corridas de pegar e fugir, com mudanças de velocidade, paradas bruscas e mudança de posição do corpo, a partir de atividades já conhecidas pela sua turma, como pique-pega, pique-cola e pique-ajuda. Considerando as unidades temáticas da Educação física e os objetos de conhecimento, você estará abordando os seguintes aspectos:
Os jogos, as brincadeiras populares e o objeto de conhecimento da cultura mundial.
As brincadeiras da cultura e da tradição.
A unidade temática 'brincadeiras e jogos' e o objeto de conhecimento 'brincadeiras e jogos da cultura popular' presentes no contexto comunitário e regional.
Conteúdo de atividades lúdicas livres, escolhidas pelos alunos para o exercício da autonomia.
Jogos de desenvolvimento motor, velocidade e coordenação.

Na fase final de desenvolvimento dos movimentos fundamentais, temos crianças que estão nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Nesta fase, devemos enfatizar os movimentos locomotores, estabilizadores e manipulativos. Atividades que promovem vivências para estes movimentos, respectivamente, são:
Correr em linha reta, andar se equilibrando por cima de uma linha e arremessar uma bola no arco preso na parede;
Correr em zig e zag, equilibrar-se ao caminhar por uma corda suspensa e chutar a bola para derrubar um pino.
Arremessar uma bola no arco preso na parede, pular corda e correr em zig e zag.
Equilibrar-se ao caminhar por uma corda suspensa, chutar a bola para derrubar um pino e caminhar de olhos fechados.
Caminhar de olhos fechados, brincar de pular corda e chutar a bola para derrubar um pino.

Manuel Sérgio (1996) propôs um outro olhar para a Educação Física, pensando em como profissionais da área do conhecimento humano poderiam atuar e se desenvolver. Sobre a Ciência da Motricidade Humana, assinale a alternativa correta.
A Ciência da Motricidade Humana tem a ação motora como sendo o objeto de estudo este movimento está relacionado ao ser humano sem considerar suas carências.
Ação e conduta motora, tanto em suas buscas e modificações internas como externas, a partir de sua intenção e da superação da sua própria condução.
A Ciência da Motricidade Humana está pautada apenas no homem e no corpo.
A Ciência da Motricidade Humana desfavorece a educação humano, pois estabelece um padrão único de movimento para todos de uma determinada sociedade.
A motricidade é caracterizada como o movimento sem a intencionalidade.

Analise as afirmativas abaixo:
I. A Motricidade pode ser observada em várias esferas da vida, no nosso dia a dia ou de maneira específica para uma atividade laboral, nos nossos momentos de lazer, voltada para a saúde, a motricidade que se expressa através da dança, do folclore das atividades circenses, a motricidade do alto rendimento, a motricidade terapêutica, funcional e de reabilitação e ainda a motricidade da formação humana, que representa a educação.
II. Essas possibilidades são importantes e constroem quem somos, são fundamentais para a construção do corpo e para que se possa evoluir em sua construção, principalmente na Educação Física, tendo em vista que a construção do corpo e da motricidade é fundamental para a nossa profissão.
I e II estão corretas e a segunda não é uma justificação da primeira.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
I e II estão corretas e a segunda é uma justificação da primeira.
I e II estão incorretas.

(Colégio Pedro II /2018) A professora Judite sentou-se com os alunos do 3º ano do ensino fundamental para conversar sobre o jogo queimado e os estimulou a falarem sobre o assunto. Durante a vivência, o jogo era interrompido para dialogarem sobre diferentes possibilidades de jogar e sugerirem variações. No final da aula, voltaram a conversar sobre todo o processo. Essa metodologia tem por objetivo desenvolver a:
Afetividade e cooperação.
autonomia e criticidade.
motricidade e tomada de atitudes.
afetividade e tomada de atitudes.
cooperação e tomada de consciência.

A prática corporal por meio de jogos ativos é uma abordagem pedagógica que visa promover o desenvolvimento motor. Sobre os jogos ativos analise as asserções I e II.
I - A prática corporal por meio de jogos ativos busca promover a participação simultânea dos indivíduos a partir de diferentes movimentos.
II - Ao incentivar a participação simultânea, os jogos ativos favorecem a cooperação, a socialização e o desenvolvimento motor.
Ambas as asserções são verdadeiras, e a asserção II é uma justificação para a asserção I.
Ambas as asserções são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificação para a asserção I.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Ambas as asserções são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina