Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a manifestação do Conselho Nacional de Educação em relação à execução da Lei 10639/2003, assinale a alternativa incorreta.

A. Indica a necessidade de construir espaços pedagógicos que reflitam a pluralidade étnica e cultural do país para que todos se sintam incluídos.
B. A Lei 10.639/2003, em vigor no Brasil, torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para promover o respeito à diversidade étnico-racial e combater o racismo no país.
C. Aponta a necessidade de garantia de aprendizado sem que os indivíduos sejam obrigados a negar suas raízes étnico-raciais e adotar costumes que lhes sejam adversos.
D. Destaca que as políticas curriculares relacionadas à educação das relações étnico-raciais tratam-se de políticas de reparação pelos sérios danos que o racismo e políticas excludentes causaram a população negra do Brasil.
E. As formulações de políticas curriculares relacionadas à educação para relações étnico-raciais levaram em consideração indicações técnicas, não agregando as demandas políticas do Movimento Negro.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa incorreta é a opção E. As formulações de políticas curriculares relacionadas à educação para relações étnico-raciais levaram em consideração indicações técnicas, não agregando as demandas políticas do Movimento Negro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as afirmativas a seguir sobre “enegrecimento da educação” e assinale apenas as que estão corretas:
I – Trata-se de abolir referências e autores de origens europeias da escola;
II – Propõe que a escola promova um espaço em que cada um se sinta acolhido e integrante, onde a contribuição de todos os povos para a humanidade estejam presentes;
III – No processo de enegrecer, promove-se a educação, superando a arrogância daqueles que se consideram superiores e a inibição daqueles que são levados a se sentir diminuídos.
Escolha uma opção:
A. Apenas a alternativa I está correta.
B. Somente as alternativas II e III estão corretas.
C. As alternativas I, II e III estão corretas.
D. Somente as alternativas I e III estão corretas.
E. Somente as alterantivas I e II estão corretas.

Indique qual é a alternativa incorreta sobre a Educação antirracista.
A. Uma educação antirracista identifica de maneira sensível situações que manifestam atitudes racistas. Dentro desse âmbito, de maneira clara tanto objetivamente quanto subjetivamente, a educação antirracista aborda questões que abrangem desde o material didático-pedagógico até a capacitação de professores, incluindo também as interações interpessoais e institucionais.
B. A Educação antirracista deve ser uma abordagem holística que vai além do estudo de grupos étnicos específicos, buscando uma transformação profunda na maneira como percebemos, entendemos e lidamos com as questões raciais em nossa sociedade.
C. A Educação antirracista estabelece conexões com comunidades locais e grupos étnicos para proporcionar experiências de aprendizado significativas e práticas colaborativas.
D. A Educação antirracista deve desafiar estereótipos e representações negativas relacionadas a diferentes grupos étnicos. Isso envolve a análise crítica de como os meios de comunicação e a cultura popular podem perpetuar preconceitos.
E. A Educação antirracista não aborda interseções de opressões interligadas a gênero, classe social e outras dimensões da identidade. Ela está focada no trabalho relacionado aos grupos indígenas e afrodescendentes.

Ailton Krenak foi eleito para a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (5). O filósofo, professor, escritor, poeta, ambientalista e líder ativista da causa dos povos originários é o primeiro indígena a se juntar à instituição [...] O Krenak é um poeta. É uma visão de mundo muito apropriada para este momento em que o mundo está preocupado com o meio ambiente, com a mudança climática, que os povos originários lutam pelos seus direitos", diz o presidente da ABL, Merval Pereira.
Considerando a eleição do intelectual indígena Ailton Krenak para a Academia Brasileira de Letras, avalie as informações a seguir:
I – As representações intelectuais negras e indígenas foram valorizadas no Brasil desde a colonização. Esse aspecto rendeu ao país uma miscigenação não violenta, representada pela democracia racial;
II – Os intelectuais indígenas no Brasil foram frequentemente excluídos e negligenciados na esfera acadêmica e cultural. Houve uma mudança significativa nesse cenário nos últimos anos, com um crescente reconhecimento e valorização de suas contribuições únicas para as sociedades e para o campo do conhecimento;
III - O racismo científico historicamente afetou de maneira prejudicial aos povos indígenas e africanos, contribuindo para a legitimação de estereótipos negativos, discriminação e exploração, ao mesmo tempo em que marginalizavam suas culturas, conhecimentos e contribuições para a humanidade.
É correto o que se afirma em:
A. Somente a alternativa I está correta.
B. Somente as alternativas II e III estão corretas.
C. Somente a alternativa II está correta.
D. Somente as alternativas I e III estão corretas.
E. As alternativas I, II e III estão corretas.

Em relação a pesquisa descrita, assinale a alternativa correta no que diz respeito a Educação Antirracista no Brasil.

A. A luta contra o racismo na educação não é importante, pois a política da democracia racial no país impede a discriminação racial nas escolas brasileiras.
B. A educação antirracista no Brasil visa promover a superioridade de uma raça sobre as outras.
C. A educação antirracista é uma abordagem pensada para combater a discriminação racial, promover a equidade e construir narrativas que levem em consideração a participação efetiva dos povos indígenas e africanos na formação do Brasil.
D. A educação antirracista não é necessária no Brasil, pois o racismo não é um problema no país.
E. A educação antirracista no Brasil tem o objetivo de banir a produção intelectual europeia, valorizando exclusivamente referências relacionadas aos povos indígenas e africanos nos processos educacionais.

Sobre os conhecimentos da realidade indígena brasileira, assinale a alternativa que indica apenas as sentenças verdadeiras:

I – Quando falamos de "aculturação" é fundamental considerar a perspectiva dos povos indígenas ao avaliar o impacto da acultura e respeitar sua autonomia e autodeterminação na escolha de quais elementos culturais desejam manter, adaptar ou adotar.

II – No Brasil existem cerca de 300 povos indígenas que são diversos que possuem línguas, costumes, tradições e territórios próprios.

III – Alguns exemplos de povos indígenas brasileiros são os Yanomami, localizados na região amazônica, e os Pataxó que habitam o estado da Bahia.

A. I e III.
B. I e II.
C. II e III.
D. I, II e III.
E. Somente III.

Sobre afrocentricidade e pensamento decolonial, assinale a alternativa incorreta:

A. Ambas são perspectivas epistemológicas para uma compressão crítica das relações étnico-raciais, sociais e históricas. A primeira se refere ao povo e ao continente africano e a segunda à América Latina.
B. Pensamento decolonial aborda, em sentido amplo, o estudo centrado na produção acadêmica e cultural da/na América Latina.
C. Afrocentricidade é uma teoria trabalhada nos anos de 1980, articulando aspectos políticos, culturais, artísticos e intelectuais dos povos de origem africana, que contemplem os africanos como sujeitos produtores de conhecimento.
D. A afrocentricidade se contrapõe ao eurocentrismo, dando centralidade histórica ao sistema cultural africano.
E. A afrocentricidade não se aplica à diáspora, ou seja, não se aplica aos africanos e descendentes que estão fora do continente. Dessa forma, não é utilizada nos estudos de cultura afro-brasileira.

Sobre os Estudos Afro-Brasileiros, indique quais assertivas a seguir são verdadeiras:

I – Incluem divulgação e produção de conhecimentos de raiz africana, as problemáticas de vida e formação humana enfrentadas pelos negros;

II – Não dialoga com outras raízes étnico-raciais que constituem a humanidade;

III – Busca também promover a visibilidade e o reconhecimento da contribuição africana na formação da identidade brasileira.

A. Somente as alternativas I e II são verdadeiras.
B. Apenas a alternativa I é verdadeira.
C. Somente as alternativas I e III são verdadeiras.
D. Somente as alternativas II e III são verdadeiras,
E. As alternativas I, II e III são verdadeiras.

Assinale a alternativa correta em relação à historiografia do continente africano:

A. Estabelece um tratado historiográfico sólido, datado do século XV e que é referência até os dias atuais.
B. A historiografia da África só começou a ser estudada de forma sistemática no século XX e a Sociedade de Cultura Africana, através da Revista Presence Africaine, é um exemplo de produção historiográfica africana.
C. Foi amplamente estudada pelos historiadores clássicos e islâmicos medievais, de forma sistemática, desde os primeiros séculos da civilização.
D. Especialistas da historiografia africana só conseguiram acessar fontes documentais, de forma escassa, perdendo todo o conteúdo anterior ao século XV.
E. Os historiadores coloniais foram os primeiros a desenvolver interesse no estudo dos povos africanos, sobretudo no que diz respeito as suas tradições e processos culturais.

Mais conteúdos dessa disciplina