Logo Passei Direto
Buscar
O estudo da genética passou por uma notável evolução desde os experimentos pioneiros de Gregor Mendel no século XIX, que estabeleceram os fundamentos da hereditariedade. A subsequente descoberta dos genes como unidades de herança, seguida pela identificação da estrutura do DNA por James Watson e Francis Crick em 1953, estabeleceu os alicerces para a revolução na área da biologia molecular. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir a respeito dos experimentos e postulados estabelecidos por esses pesquisadores tão importantes para o campo da genética. I - A partir dos experimentos que conduziu, realizando diversos cruzamentos entre as ervilhas com características distintas, Mendel estabeleceu as leis que atualmente carregam seu nome. A primeira lei de mendel estabelece que o DNA é uma dupla hélice na qual as duas cadeias polinucleotídicas são espiraladas ao redor uma da outra. II - As análises químicas e estudos de difração por raios X conduzidos por Watson e crick fundamentaram o entendimento dos padrões monogênicos de herança, o qual se refere à transmissão de características hereditárias determinadas por um único gene. III - Mendel estudou vários genes nas ervilhas do jardim. Cada um deles foi associado a uma característica diferente – por exemplo, altura da planta, cor da flor ou textura da semente. Ele descobriu que esses genes existem em diferentes formas, o que agora chamamos de alelos. IV - O cruzamento de ervilhas que se distinguiam em duas características diferentes deu origem à segunda lei de mendel, a qual determina que durante a gametogênese, a segregação dos alelos de diferentes genes ocorre de maneira independente. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. III e IV, apenas. b. I e II, apenas. c. I, III e IV, apenas. d. II, III e IV, apenas. e. I, II e IV, apenas.
User badge image
Loraine Wille

há 2 anos

User badge image
Loraine Wille

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - A partir dos experimentos que conduziu, realizando diversos cruzamentos entre as ervilhas com características distintas, Mendel estabeleceu as leis que atualmente carregam seu nome. A primeira lei de Mendel estabelece que o DNA é uma dupla hélice na qual as duas cadeias polinucleotídicas são espiraladas ao redor uma da outra. Falso. A primeira parte está correta sobre Mendel, mas a segunda parte é incorreta, pois a primeira lei de Mendel se refere à segregação dos alelos, não à estrutura do DNA. II - As análises químicas e estudos de difração por raios X conduzidos por Watson e Crick fundamentaram o entendimento dos padrões monogênicos de herança, o qual se refere à transmissão de características hereditárias determinadas por um único gene. Falso. Embora Watson e Crick tenham contribuído para a compreensão da estrutura do DNA, a afirmação sobre padrões monogênicos de herança não é diretamente atribuída a eles. III - Mendel estudou vários genes nas ervilhas do jardim. Cada um deles foi associado a uma característica diferente – por exemplo, altura da planta, cor da flor ou textura da semente. Ele descobriu que esses genes existem em diferentes formas, o que agora chamamos de alelos. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta. IV - O cruzamento de ervilhas que se distinguiam em duas características diferentes deu origem à segunda lei de Mendel, a qual determina que durante a gametogênese, a segregação dos alelos de diferentes genes ocorre de maneira independente. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são III e IV. Portanto, a alternativa correta é: a. III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I - A partir dos experimentos que conduziu, realizando diversos cruzamentos entre as ervilhas com características distintas, Mendel estabeleceu as leis que atualmente carregam seu nome. A primeira lei de Mendel estabelece que o DNA é uma dupla hélice na qual as duas cadeias polinucleotídicas são espiraladas ao redor uma da outra. - Essa afirmativa está incorreta. A primeira lei de Mendel trata da segregação dos alelos durante a formação dos gametas, não está relacionada à estrutura do DNA. II - As análises químicas e estudos de difração por raios X conduzidos por Watson e Crick fundamentaram o entendimento dos padrões monogênicos de herança, o qual se refere à transmissão de características hereditárias determinadas por um único gene. - Essa afirmativa está correta. Watson e Crick contribuíram significativamente para a compreensão da estrutura do DNA, não diretamente relacionada aos padrões monogênicos de herança. III - Mendel estudou vários genes nas ervilhas do jardim. Cada um deles foi associado a uma característica diferente – por exemplo, altura da planta, cor da flor ou textura da semente. Ele descobriu que esses genes existem em diferentes formas, o que agora chamamos de alelos. - Essa afirmativa está correta. Mendel estudou diferentes características hereditárias nas ervilhas e associou cada uma a um gene específico, identificando os alelos. IV - O cruzamento de ervilhas que se distinguiam em duas características diferentes deu origem à segunda lei de Mendel, a qual determina que durante a gametogênese, a segregação dos alelos de diferentes genes ocorre de maneira independente. - Essa afirmativa está correta. A segunda lei de Mendel, também conhecida como a Lei da Segregação Independente, descreve a segregação independente de alelos de diferentes genes durante a formação dos gametas. Portanto, a alternativa correta é: c. I, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike2

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina