Buscar

(HRTN/IDECAN/2023) O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é definido pela nossa Carta Magna de 1988 e alterado em emenda constitucional, a...

(HRTN/IDECAN/2023) O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é definido pela nossa Carta Magna de 1988 e alterado em emenda constitucional, assinale o item incorreto.

a) A Emenda Constitucional 29, altera os artigos 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituição Federal (CF) e acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde.
b) A aprovação da Emenda Constitucional nº 29, em 2000, representou uma importante conquista da sociedade para a construção do SUS, pois estabeleceu a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um processo de financiamento mais estável do SUS.
c) O Artigo 198 da CF, define, em seu parágrafo 3º, a criação da Lei Complementar, a ser reavaliada pelo menos a cada dez anos, estabelecendo percentuais, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas Federal, Estadual, Municipal e no Distrito Federal. O texto constitucional contempla as fontes de recursos federais e a base de cálculo de forma adequada.
d) A EC nº 29, de 2000, estabeleceu a participação mínima de cada ente federado no financiamento das ações e serviços públicos de saúde, vigorando no período de 2000 a 2004, as determinações previstas no art. 77 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT.
e) Não obstante serem os dispositivos da EC nº 29, de 2000, autoaplicáveis, desde logo ficou evidenciada a necessidade de haver esclarecimento conceitual e operacional do texto, de modo a lhe garantir eficácia e viabilizar sua perfeita aplicação pelos agentes públicos, até a aprovação da lei complementar prevista pela referida Emenda.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: a) A Emenda Constitucional 29, altera os artigos 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituição Federal (CF) e acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde. b) A aprovação da Emenda Constitucional nº 29, em 2000, representou uma importante conquista da sociedade para a construção do SUS, pois estabeleceu a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um processo de financiamento mais estável do SUS. c) O Artigo 198 da CF, define, em seu parágrafo 3º, a criação da Lei Complementar, a ser reavaliada pelo menos a cada dez anos, estabelecendo percentuais, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas Federal, Estadual, Municipal e no Distrito Federal. O texto constitucional contempla as fontes de recursos federais e a base de cálculo de forma adequada. d) A EC nº 29, de 2000, estabeleceu a participação mínima de cada ente federado no financiamento das ações e serviços públicos de saúde, vigorando no período de 2000 a 2004, as determinações previstas no art. 77 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT. e) Não obstante serem os dispositivos da EC nº 29, de 2000, autoaplicáveis, desde logo ficou evidenciada a necessidade de haver esclarecimento conceitual e operacional do texto, de modo a lhe garantir eficácia e viabilizar sua perfeita aplicação pelos agentes públicos, até a aprovação da lei complementar prevista pela referida Emenda. A opção incorreta é a letra c, pois o Artigo 198 da CF não define a criação da Lei Complementar, mas sim estabelece as diretrizes para a organização do sistema único de saúde.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais