Buscar

Se apenas um dos cônjuges for sócio da pessoa jurídica: em regra, o bem será impenhorável Se os cônjuges forem os únicos sócios da pessoa jurídica ...

Se apenas um dos cônjuges for sócio da pessoa jurídica:
em regra, o bem será impenhorável
Se os cônjuges forem os únicos sócios da pessoa jurídica devedora
O bem de família é IMPENHORÁVEL quando for dado em garantia real de dívida por um dos sócios da pessoa jurídica, cabendo ao credor o ônus da prova de que o proveito se reverteu à entidade familiar.
O bem de família é PENHORÁVEL quando os únicos sócios da empresa devedora são os titulares do imóvel hipotecado, sendo ônus dos proprietários a demonstração de que não se beneficiaram dos valores auferidos.

Essa pergunta também está no material:

LD ISOLADA 2021 - Civil
252 pág.

Direito Civil I Universidade Estadual do PiauíUniversidade Estadual do Piauí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está tratando de um assunto jurídico relacionado a bens de família e sociedade empresarial. De acordo com a legislação brasileira, se apenas um dos cônjuges for sócio da pessoa jurídica, em regra, o bem será impenhorável. Por outro lado, se os cônjuges forem os únicos sócios da pessoa jurídica devedora, o bem de família é penhorável quando os únicos sócios da empresa devedora são os titulares do imóvel hipotecado, sendo ônus dos proprietários a demonstração de que não se beneficiaram dos valores auferidos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais