Buscar

Analise as seguintes afirmações, acerca de alguns elementos lingüísticos presentes no Texto 1. 1. No trecho: “Assim, diz-se que nós falamos vou no ...

Analise as seguintes afirmações, acerca de alguns elementos lingüísticos presentes no Texto 1.
1. No trecho: “Assim, diz-se que nós falamos vou no correio, mas o “certo” é vou aos correios, que é como se escreve.”, a opção pela construção sublinhada indica que o conteúdo do que é dito não é de autoria particular.
2. No trecho: “As pessoas geralmente não colocam as coisas nesses termos; antes, dizem que existe um “português correto” e um “português errado”.”, o termo sublinhado tem valor temporal, indicando que a afirmação de que “existe um ‘português correto’ e um ‘português errado’” é feita em um momento anterior no tempo.
3. O uso da primeira pessoa do plural no trecho: “trata-se da nossa língua nativa, a única que nós (os 170 milhões) falamos realmente bem e à vontade.”, indica que o autor se inclui naquilo que enuncia.
4. No trecho: “Mas construções como me empresta os disquete são usadas universalmente − ou seja, por toda a população − em situações normais de fala.”, a expressão sublinhada introduz uma explicitação.

Essa pergunta também está no material:

Prova Pref. BuíquePE - IPAD - 2006 - para Professor Habilitado II - Matemática.pdf
8 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: 1. No trecho: “Assim, diz-se que nós falamos vou no correio, mas o “certo” é vou aos correios, que é como se escreve.”, a opção pela construção sublinhada indica que o conteúdo do que é dito não é de autoria particular. - A construção "diz-se que nós falamos" indica que o conteúdo não é de autoria particular, pois o "diz-se" sugere uma fala genérica, não atribuindo a autoria a alguém em específico. Portanto, a afirmação é correta. 2. No trecho: “As pessoas geralmente não colocam as coisas nesses termos; antes, dizem que existe um “português correto” e um “português errado”.”, o termo sublinhado tem valor temporal, indicando que a afirmação de que “existe um ‘português correto’ e um ‘português errado’” é feita em um momento anterior no tempo. - O termo sublinhado "antes" indica uma relação temporal, sugerindo que a afirmação sobre a existência do "português correto" e "português errado" é feita em um momento anterior no tempo. Portanto, a afirmação é correta. 3. O uso da primeira pessoa do plural no trecho: “trata-se da nossa língua nativa, a única que nós (os 170 milhões) falamos realmente bem e à vontade.”, indica que o autor se inclui naquilo que enuncia. - O uso da primeira pessoa do plural "nós" indica que o autor se inclui naquilo que enuncia, referindo-se a si mesmo e a um grupo do qual faz parte. Portanto, a afirmação é correta. 4. No trecho: “Mas construções como me empresta os disquete são usadas universalmente − ou seja, por toda a população − em situações normais de fala.”, a expressão sublinhada introduz uma explicitação. - A expressão sublinhada "ou seja" introduz uma explicitação, esclarecendo o que foi mencionado anteriormente. Portanto, a afirmação é correta. Portanto, todas as afirmações são corretas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina