Estudos geográficos que envolvem análise espacial vêm aplicando grande volume de dados de diferentes tipos e ordens de grandezas. Esses dados precisam ser organizados, tratados e apresentados de forma a mostrar a informação, inicialmente oculta ou difusa, e destacar a existência de algum padrão espacial no comportamento da distribuição do fenômeno ou mesmo identificar unidades espaciais que fogem de algum padrão espacial de concentração ou dispersão. Os produtos cartográficos, de acordo com as suas características, podem comportar diferentes tipos e quantidades de dados geográficos. Neste sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Croqui. II- Carta topográfica. III- Maquete. IV- Mapa. ( ) Se o elaborador quer evidenciar dados relacionados ao relevo, ele pode usar esse tipo de representação para mostrar as características tridimensionais. ( ) É utilizada para evidenciar informações bidimensionais. ( ) Quando há grande volume de dados, especialmente numéricos, usa-se esse produto cartográfico para evidenciar os dados. ( ) No caso de poucos dados disponíveis ou para a explicação breve de um fenômeno, pode-se usar esse tipo de representação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - IV - II - III. B IV - III - I - II. C III - II - IV - I. D II - I - III - IV.
Em Geografia, cartas topográficas, fotografias aéreas e mapas são instrumentos destinados a múltiplos usos. Muitos deles são confeccionados em órgãos oficiais em diversas escalas cartográficas. As séries de cartas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, foram elaboradas nas escalas 1: 1.000.000, 1:500.000, 1:250.000. 1: 100.000 e 1:50.000. Conjuntos de cartas em escala maior foram articulados aos limites daquelas cartas de escala imediatamente menor. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A escala cartográfica (E) é uma relação de proporção entre a distância gráfica (d) medida em uma carta e a distância real (D) medida no terreno. II- O cálculo da escala é feito por meio da fórmula E= D.d, resultando em um número puro, sem unidade. III- Na relação de proporção de uma escala, qualquer medida feita em uma carta topográfica deve equivaler, no mundo real, ao resultado da subtração do denominador da escala numérica. IV- A escala numérica é representada, no mapa, por quadrados ou uma linha com um medida, em quilômetros, para referência, enquanto que a escala gráfica consiste em números simples. Assinale a alternativa CORRETA: As sentenças III e IV estão corretas. Somente a sentença IV está correta. As sentenças I e II estão corretas. Somente a sentença I está correta. A B C D
Os diferentes campos da Cartografia possibilitaram a criação de diversos tipos de representações, que contribuem de forma significativa na materialização das imagens mentais do espaço em mapas e cartas. PORQUE Os mapas temáticos têm por objetivo fornecer subsídios para a compreensão dos fenômenos geográficos a partir de uma base de dados e da correlação dessa base com o espaço geográfico e os fenômenos, de acordo com a finalidade. Assinale a alternativa CORRETA: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. A B C D
Gradativamente, de forma sinérgica e simbiótica, elementos desta espacialidade vem sendo introduzidos ou assimilados no cerne da Cartografia a partir de meados da década de 1990 através de técnicas de visualização e comunicação cartográfica e do uso de hiperlinks e hipertextos na Cartografia Multimídia, por exemplo. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A ciência cartográfica incorporou os elementos tecnológicos com o objetivo de facilitar a elaboração de mapas, além de conferir aos produtos cartográficos maior precisão e nível de detalhe. PORQUE II- O surgimento e a incorporação de tecnologias digitais – hardware e software – pela cartografia possibilitou o desenvolvimento e o aprimoramento da visualização digital, conferindo maior interatividade ao usuário. Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Sobre os produtos cartográficos, assinale a alternativa CORRETA:
A Os mapas e as cartas apresentam um grande rigor técnico, e por isso são representações cartográficas obtidas somente por meios digitais. B O uso de representações como croquis, plantas e maquetes é valido apenas em situações que envolvam a educação infantil, devido à maturidade intelectual dos usuários. C O conteúdo técnico pode ser transmitido utilizando representações menos rigorosas, como croquis, maquetes e plantas, pois possibilitam esboçar as correções do espaço geográfico de forma livre. D Os produtos cartográficos menos formais, como as maquetes, os croquis e as plantas, devem ser usados somente em situações em que a localização precisa de fenômenos e objetos é essencial.