Logo Passei Direto
Buscar
A escala cartográfica está voltada para o número de vezes que o mundo ou parte dele foi reduzido para que fosse representado no mapa com vistas à adoção de uma simbologia adequada a apresentação do tema; enquanto que, a escala geográfica tem suas preocupações com a área de abrangência que deve ser trabalhada para o estudo correto de um fenômeno qualquer, sendo ambas imprescindíveis para a constituição de um raciocínio geográfico. Sobre a escala cartográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A escala cartográfica é uma relação matemática que auxilia na representação/transformação de um objeto real, ou seja, tridimensional, em um material bidimensional.
( ) A escala geográfica é uma relação matemática que auxilia na representação/transformação de um objeto real, ou seja, bidimensional, em um material tridimensional.
( ) A escala geográfica contribui na análise do espaço geográfico, pois torna visível os diferentes fenômenos e objetos, bem como suas relações e conexões.
( ) A escala cartográfica contribui na análise do espaço geográfico devido os extensos cálculos necessários para a generalização cartográfica, materializando os diferentes fenômenos e objetos, bem como suas relações e conexões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A resposta correta é a alternativa C) V - V - F - F. A escala cartográfica é uma relação matemática que auxilia na representação/transformação de um objeto real, ou seja, tridimensional, em um material bidimensional. Já a escala geográfica contribui na análise do espaço geográfico, tornando visíveis os diferentes fenômenos e objetos, bem como suas relações e conexões.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em Geografia, cartas topográficas, fotografias aéreas e mapas são instrumentos destinados a múltiplos usos. Muitos deles são confeccionados em órgãos oficiais em diversas escalas cartográficas. As séries de cartas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, foram elaboradas nas escalas 1: 1.000.000, 1:500.000, 1:250.000. 1: 100.000 e 1:50.000. Conjuntos de cartas em escala maior foram articulados aos limites daquelas cartas de escala imediatamente menor. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A escala cartográfica (E) é uma relação de proporção entre a distância gráfica (d) medida em uma carta e a distância real (D) medida no terreno.
II- O cálculo da escala é feito por meio da fórmula E= D.d, resultando em um número puro, sem unidade.
III- Na relação de proporção de uma escala, qualquer medida feita em uma carta topográfica deve equivaler, no mundo real, ao resultado da subtração do denominador da escala numérica.
IV- A escala numérica é representada, no mapa, por quadrados ou uma linha com um medida, em quilômetros, para referência, enquanto que a escala gráfica consiste em números simples.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças III e IV estão corretas.
Somente a sentença IV está correta.
As sentenças I e II estão corretas.
Somente a sentença I está correta.
A
B
C
D

Os diferentes campos da Cartografia possibilitaram a criação de diversos tipos de representações, que contribuem de forma significativa na materialização das imagens mentais do espaço em mapas e cartas.
PORQUE
Os mapas temáticos têm por objetivo fornecer subsídios para a compreensão dos fenômenos geográficos a partir de uma base de dados e da correlação dessa base com o espaço geográfico e os fenômenos, de acordo com a finalidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A
B
C
D

Gradativamente, de forma sinérgica e simbiótica, elementos desta espacialidade vem sendo introduzidos ou assimilados no cerne da Cartografia a partir de meados da década de 1990 através de técnicas de visualização e comunicação cartográfica e do uso de hiperlinks e hipertextos na Cartografia Multimídia, por exemplo. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A ciência cartográfica incorporou os elementos tecnológicos com o objetivo de facilitar a elaboração de mapas, além de conferir aos produtos cartográficos maior precisão e nível de detalhe.
PORQUE
II- O surgimento e a incorporação de tecnologias digitais – hardware e software – pela cartografia possibilitou o desenvolvimento e o aprimoramento da visualização digital, conferindo maior interatividade ao usuário.
Assinale a alternativa CORRETA:

A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Sobre os produtos cartográficos, assinale a alternativa CORRETA:

A Os mapas e as cartas apresentam um grande rigor técnico, e por isso são representações cartográficas obtidas somente por meios digitais.
B O uso de representações como croquis, plantas e maquetes é valido apenas em situações que envolvam a educação infantil, devido à maturidade intelectual dos usuários.
C O conteúdo técnico pode ser transmitido utilizando representações menos rigorosas, como croquis, maquetes e plantas, pois possibilitam esboçar as correções do espaço geográfico de forma livre.
D Os produtos cartográficos menos formais, como as maquetes, os croquis e as plantas, devem ser usados somente em situações em que a localização precisa de fenômenos e objetos é essencial.

Mais conteúdos dessa disciplina