Buscar

A respeito da escravidão no Brasil sob a perspectiva de Luiz Felipe de Alencastro, é correto afirmar que: a) a obra “trato das viventes” é um retra...

A respeito da escravidão no Brasil sob a perspectiva de Luiz Felipe de Alencastro, é correto afirmar que:
a) a obra “trato das viventes” é um retrato da formação econômica e cultural do Brasil que, superficialmente e entre linhas, mostra a escravidão presente na sociedade e no Estado.
b) um marco na história mundial que contribuiu significativamente para a redução da importação dos negros para escravidão no Brasil foi a declaração da Inglaterra, no início do XIX, sobre a ilegalidade do tráfico negreiro.
c) mesmo com o sistema do tráfico negreiro já declarado como ilegal, o historiador relata a violência, os açoites, punições utilizadas contra os negros que se revoltavam contra esse sistema.
d) um dos poucos setores da economia em que o regime de escravidão não era aplicado era o da agrária de exportação colonial, mas, o racismo era preponderante.
e) é indubitável que o escravismo brasileiro era uma instituição sólida e reconhecida e, portanto, sendo sua extinção uma luta radical dos não escravos.

Essa pergunta também está no material:

Av1 e AV2 - Sociedade Brasileira e Cidadania - A- Correção AVA
6 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) A obra “trato das viventes” é um retrato da formação econômica e cultural do Brasil que, superficialmente e entre linhas, mostra a escravidão presente na sociedade e no Estado. - Esta afirmação está incorreta, pois a obra "Trato das viventes" de Luiz Felipe de Alencastro não aborda a escravidão de forma superficial, mas sim de maneira aprofundada. b) Um marco na história mundial que contribuiu significativamente para a redução da importação dos negros para escravidão no Brasil foi a declaração da Inglaterra, no início do XIX, sobre a ilegalidade do tráfico negreiro. - Esta afirmação está correta, pois a declaração da Inglaterra sobre a ilegalidade do tráfico negreiro teve um impacto significativo na redução da importação de escravos para o Brasil. c) Mesmo com o sistema do tráfico negreiro já declarado como ilegal, o historiador relata a violência, os açoites, punições utilizadas contra os negros que se revoltavam contra esse sistema. - Esta afirmação está correta, pois mesmo após a ilegalidade do tráfico negreiro, a violência e punições contra os negros continuaram. d) Um dos poucos setores da economia em que o regime de escravidão não era aplicado era o da agrária de exportação colonial, mas, o racismo era preponderante. - Esta afirmação está incorreta, pois o regime de escravidão era aplicado em diversos setores da economia, incluindo a agrária de exportação colonial. e) É indubitável que o escravismo brasileiro era uma instituição sólida e reconhecida e, portanto, sendo sua extinção uma luta radical dos não escravos. - Esta afirmação está incorreta, pois a extinção do escravismo no Brasil foi uma luta radical dos próprios escravos e de setores da sociedade que se opunham a essa prática. Portanto, as alternativas corretas são b) e c).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina